Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5686
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_GustavoNunesdeAguiar.pdf6,32 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Memorial do produto : reportagem As Fiapeiras de Frecheirinha : o trabalho escravo urbano no interior do Brasil
Autor(es): Aguiar, Gustavo Nunes de
Orientador(es): Moura, Dione Oliveira
Assunto: Jornalismo
Reportagens
Trabalho escravo
Data de apresentação: 7-Mar-2013
Data de publicação: 16-Jul-2013
Referência: AGUIAR, Gustavo Nunes de. Memorial do produto: reportagem As Fiapeiras de Frecheirinha: o trabalho escravo urbano no interior do Brasil. 2013. 171 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta é a memória de como foi feita a reportagem As fiapeiras de Frecheirinha, sobre um pequeno município do interior cearense que se estabeleceu como importante pólo de fabricação de roupas no país, mas que, para isso, nos últimos 20 anos, abusou da mão-de-obra dos habitantes da cidade, reduzindo uma parte deles à condição análoga a de escravo. Este documento registra o interesse de compreender o fazer jornalístico moldado sobre a estrutura narrativa, e que alcança, nessa perspectiva, a busca por um olhar criativo sobre a produção da pauta, a apuração, a redação, mas principalmente, sobre encontro com a realidade. Além disso, esta memória reconstitui o embasamento teórico do objetivo de pesquisa citado, e reúne reflexões de alguns pensadores da comunicação, da literatura e do jornalismo para o alcance desse processo. As leituras trazidas aqui fundamentaram a práxis da reportagem nas diferentes etapas de sua produção, e serviram para inspirar a formação de um olhar crítico sobre o ofício do jornalista e sobre o tipo de conteúdo produzido por esse profissional. O documento descreve ainda a metodologia utilizada para a elaboração do trabalho e formaliza os resultados obtidos com essa pesquisa, os quais são o desenvolvimento de uma naturalização da linguagem jornalística graças ao processo escolhido para tal objetivo, e o exercício e experimentação de uma linguagem em jornalismo que apresenta possibilidades infinitas de processamento.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2013.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons