Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5684
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_GlendaValeRodrigues.pdf682,16 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVulcão, Maria Goretti Vieira-
dc.contributor.authorRodrigues, Glenda Vale-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Glenda Vale. Obstáculos e barreiras no ensino da arte: observações realizadas na Escola Assis Vasconcelos. 2012. 36 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Sena Madureira-AC, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, 2012. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.en
dc.description.abstractO trabalho investiga a falta de formação de professores e materiais didáticos para ministrar as aulas de artes visuais. Temas que englobam assuntos direcionados a realidade dentro de sala de aula, vivenciada no cotidiano, dando ênfase ao ponto de vista das autoras Ana Mae Barbosa, Luciana Mourão Arslan juntamente com Rosa Iavelberg sobre o ensino de Arte. Em seguida o texto enfatiza sobre arte-Educação no Brasil, parâmetros curriculares e depois a pesquisa de campo realizada na Escola Assis Vasconcelos sobre os obstáculos e barreiras que há na escola dificultando o ensino da arte, por meio de questionários com os discentes do 7º ano juntamente com o coordenador e os professores de arte da escola. __________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe paper investigates the lack of teacher training and educational materials to teach visual arts classes. Themes that encompass issues addressed within the reality of the classroom experienced in everyday life, emphasizing the point of view of the authors Ana Mae Barbosa, Luciana Mourão Arslan along with Rosa Iavelberg about teaching art. Then the text emphasizes Art Education in Brazil parameters curricular and after the field research conducted in the school Assis Vasconcelos over the obstacles and barriers that are in the school hindering the teaching of art, using th questionnaires with a student in the 6 grade together with the coordinator and on of the art teachers of the school.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordArte - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordCurrículo escolaren
dc.subject.keywordDiretrizes curricularesen
dc.subject.keywordProfessores de arte - formaçãoen
dc.subject.keywordMaterial didáticoen
dc.titleObstáculos e barreiras no ensino da arte : observações realizadas na Escola Assis Vasconcelosen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-07-16T14:06:04Z-
dc.date.available2013-07-16T14:06:04Z-
dc.date.issued2013-07-16T14:06:04Z-
dc.date.submitted2012-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5684-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.contributor.advisorcoSoares, Taís Castro-
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons