Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5683
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_CarlaLeedaRocha.pdf472,65 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Qualidade de vida dos alunos da proposta Menegatti de treinamento morfofuncional
Autor(es): Rocha, Carla Lee da
Orientador(es): Ferreira Júnior, João Batista
Assunto: Qualidade de vida
Exercícios físicos
Aptidão física
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 16-Jul-2013
Referência: ROCHA, Carla Lee da. Qualidade de vida dos alunos da proposta Menegatti de treinamento morfofuncional. 2012. vi, 48 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Barretos-SP, 2012.
Resumo: A qualidade de vida está relacionada a muitas variáveis e sua avaliação depende do valor que cada pessoa atribui a elas, uma destas variáveis está relacionada à saúde. Perceber-se saudável e capaz de realizar as atividades que deseja são aspectos importantes da qualidade vida. Um dos fatores que contribui para uma vida saudável é a prática regular de atividade física, a qual deve seguir os aspectos da morfofuncionalidade humana de forma a manter a estrutura e função eficientes para que se tenha uma vida com qualidade. Sendo assim, torna-se importante compreender o ser humano como um sistema complexo e não linear que está sempre se ajustando, remodelando e reconstruindo de acordo com os movimentos que realiza. Neste sentido, a metodologia Menegatti propõe exercícios complexos e variados com objetivo de manter a pessoa o mais próximo possível de sua potencialidade. Portanto, este estudo teve como objetivo analisar a qualidade de vida dos praticantes da metodologia Menegatti avaliando os aspectos relacionados ao domínio físico e nível de independência que são influenciados pela atividade física, bem como os aspectos da metodologia considerados relevantes por seus praticantes para a manutenção da saúde e qualidade de vida e os fatores motivadores da participação nos treinos. A avaliação da qualidade de vida foi realizada através de um questionário com as questões do domínio físico e nível de independência do WHOQOL-100 e a metodologia Menegatti por um questionário elaborado para esta pesquisa. No geral, os sujeitos apresentaram uma classificação satisfatória em relação ao domínio físico e ao nível de independência. Para os sujeitos, as atividades da metodologia Menegatti influenciam positivamente sua saúde e qualidade de vida, sendo que os aspectos mais motivadores da metodologia foram o incentivo a vencer desafios, a diversidade de atividades, trabalhar com a atenção/memória/ planejamento de ação e a ludicidade. Conclui-se que os sujeitos desta pesquisa estão satisfeitos com sua qualidade de vida e que a metodologia Menegatti parece contribuir para isso.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Universidade Aberta do Brasil, Polo Barretos-SP, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons