Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5664
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_IsangelaMariaCostadaSilva.pdf1,74 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Propostas para o ensino da linguagem assemblagem : aplicações na Escola Dom Júlio Mattioli de Sena Madureira-Acre
Autor(es): Silva, Isangela Maria Costa da
Orientador(es): Vulcão, Maria Goretti Vieira
Coorientador(es): Soares, Taís Castro
Assunto: Colagem
Arte na educação
Prática de ensino - arte
Data de apresentação: 11-Dez-2012
Data de publicação: 15-Jul-2013
Referência: SILVA, Isangela Maria Costa da. Propostas para o ensino da linguagem assemblagem: aplicações na Escola Dom Júlio Mattioli de Sena Madureira-Acre. 2012. 46 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Sena Madureira-AC, 2012.
Resumo: O conhecimento desenvolvido pelo homem a partir do uso da Arte como ensino e enquanto técnica de produção humana, tem contribuído para o evoluir da humanidade a partir de estudos ligados particularmente ao âmbito cultural. O presente trabalho compreende a aplicabilidade da linguagem contemporânea assemblagem, como uma proposta de ensino e aprendizagem para os estudantes da Escola de Ensino Médio Dom Julio Mattioli, em Sena Madureira-Acre. Visa-se mostrar que através dessa técnica artística pode-se inspirar e explorar temas do contexto do educando, do seu cotidiano e até mesmo da sua própria história de vida, no qual todos eles podem ser inspiração para a criação de obras nessa modalidade, tornando-se essencial que os estudantes conheçam e expressem-se por meio da colagem e adequação de diversificados materiais, sendo todos eles opcionais. Para a efetivação desse trabalho realizou-se pesquisas bibliográficas juntamente com a aplicação de um projeto interdisciplinar de História e Artes, oferecendo aulas com conteúdos teóricos voltados ao folclore regional. Também foi apresentada a definição da linguagem assemblagem para que se conheça a sua fundamentação, somado à leitura da obra de dois artistas que desenvolvem seus trabalhos nessa técnica artística e a apresentação de três obras de minha autoria, e, para finalizar a pesquisa, realizou-se uma atividade prática com a produção de uma obra em assemblagem e uma entrevista com a professora regente. Contudo, sabe-se da importância do conhecimento, das habilidades e manuseio de técnicas indispensáveis para o desenvolvimento de competências no individuo, sendo que a assemblagem como uma proposta de ensino para a arte-educação do Ensino Médio oferece contribuições positivas que tornam-se essenciais para essa etapa da Educação Básica. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
The knowledge developed by man from the use of art as a teaching technique and while human production has contributed to the evolution of mankind from studies related to the particular cultural context. This work includes the applicability of contemporary language assembly as a teaching and learning for students of High School Don Julio Mattioli in Sena Madureira, Acre. The aim is to show that through this artistic technique can inspire and explore themes of educating the context of their daily lives and even his own life story, in which they can all be inspired to create works in this mode, making it is essential for students to know and express themselves through collage and fitness of diverse materials, all of which are optional. For the realization of this work was conducted literature searches with the application of an interdisciplinary project of History and Arts, offering classes with theoretical content geared to regional folklore. Also presented was the language definition assembly so that it knows its reasoning, added to the reading of the work of two artists who develop their work in this artistic technique and presentation of three works of my own, and to finalize the research took place a practical activity with the production of a work in assembly and an interview with the teacher conductor. However, we know the importance of knowledge, skills and management techniques essential for skills development in the individual, and the assembly as a proposal for teaching art education high school offers positive contributions that become essential for this stage of education.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Arte, Depatarmento de Artes Visuais, 2012. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons