Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/5661
Título: | Pop arte e a linguagem publicitária : relação entre imagem e texto |
Autor(es): | Penha, Norma Gonzaga da |
Orientador(es): | Santos, Moisés Alves dos |
Assunto: | Arte pop Warhol, Andy, 1928-1987 Arte na educação |
Data de apresentação: | 2012 |
Data de publicação: | 15-Jul-2013 |
Referência: | PENHA, Norma Gonzaga da. Pop arte e a linguagem publicitária: relação entre imagem e texto. 2012. 40 f,. il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumo: | O presente projeto é resultado de uma pesquisa sobre a Arte Pop, com foco nos trabalhos do artista plástico norte americano Andy Warhol, a ser desenvolvido na Escola Municipal Virgílio Medeiros do Município de Santo Antônio do Descoberto-GO. Tal pesquisa é baseada no estudo dos precursores dessa arte, cuja produção final será exposta com os trabalhos práticos dos alunos. Os artistas desse período estudado defendem uma arte popular (pop) que se comunique diretamente com o público por meio de signos e símbolos retirados do imaginário que cerca a cultura de massa e a vida cotidiana. Assim como a crítica de Warhol, este trabalho visa à reflexão por meio de questionamento, assim como perguntou Richard Hamilton já nas décadas de 1940 e 1950, logo após a Segunda Guerra. "De que se compõe nosso mundo, que processos o estruturam, como o percebemos e compreendemos?" ____________________________________________________________________________ ABSTRACT This project is the result of a survey of Pop Art, focusing on the work of artist Andy Warhol North American, being developed at the Municipal School Virgilio Medeiros of Santo Antônio do Discovered-GO. Such research is based on studying the precursors of that art, whose output will be exposed to the practical work of the students. The artists of the period studied art advocate a popular (pop) that communicates directly with the public through signs and symbols drawn from the imagery surrounding the mass culture and everyday life. As criticism of Warhol, this work aims to reflection through questioning, and asked Richard Hamilton already in the 40s and 50s, shortly after World War II. "What our world is composed, which processes the structure, how we perceive and understand?" |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Licenciatura em Artes Visuais-Pró-licenciatura, 2012. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância. |
Aparece na Coleção: | Artes Visuais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons