Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5659
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_NathaliaMaiaNobreRochaSaffi.pdf706,31 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os cotidianos dos comentários de leitores de jornais online : G1 e Correio Braziliense
Autor(es): Saffi, Nathalia Maia Nobre Rocha
Orientador(es): Adghirni, Zélia Leal
Assunto: Jornalismo eletrônico
Jornalismo participativo
Data de apresentação: Fev-2013
Data de publicação: 12-Jul-2013
Referência: SAFFI, Nathalia Maia Nobre Rocha. Os cotidianos dos comentários de leitores de jornais online: G1 e Correio Braziliense. 2013. 60 f. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este estudo analisa de forma quantitativa e qualitativa as rotinas produtivas dos comentários dos leitores de jornais online a partir de dois grandes sites do Distrito Federal: o G1, das Organizações Globo, e o site do Correio Braziliense. A internet dá ao leitor a possibilidade de interagir com o jornalista e com os outros leitores. Pretende-se descobrir quando e em que tipo de matérias se comenta mais, se os jornalistas levam em consideração a opinião dos leitores, se o espaço dos comentários funciona de fato como um fórum para os leitores, o que leva um leitor a querer comentar a notícia e se há um padrão entre os sites analisados. Percebeu-se que a relação dos jornalistas com os leitores é diferente em cada site, por conta de como é feita a moderação, e que a maioria dos leitores comenta para se lamentar sobre o fato noticiado. A pesquisa não abrange os comentários feitos nas redes sociais dos sites. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study analyzes both quantitatively and qualitatively the production routines of comments from readers of online newspapers from brazilian Federal District's two major websites: G1, of Organizações Globo, and the website Correio Braziliense. The internet gives the reader the opportunity to interact with the journalist and with other readers. It is intended to find out when and what kind of news are more polemic, if journalists take into consideration the readers' opinion, if the comments area actually works as a forum for readers, which makes a reader want to comment on news and if there is a pattern between the websites analyzed. It was noticed the relationship of journalists with readers is different at each website, due to the moderation, and most readers comment to deplore the fact reported. The research does not cover comments published on social networks.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, Bacharelado em Comunicação Social - Jornalismo, 2013.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons