Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5658
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RodrigoCasecaRosa.pdf881,93 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Seleção de fornecedor de software no contexto da análise de decisões : estudo de caso em uma empresa mutuarista do setor financeiro localizada no DF
Autor(es): Rosa, Rodrigo Caséca
Orientador(es): Santos, Patricia Guarnieri dos
Assunto: Processo decisório
Logística empresarial
Tecnologia da informação
Data de apresentação: 6-Mar-2013
Data de publicação: 12-Jul-2013
Referência: ROSA, Rodrigo Caséca. Seleção de fornecedor de software no contexto da análise de decisões: estudo de caso em uma empresa mutuarista do setor financeiro localizada no DF. 2013. 60 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A seleção de um fornecedor é um problema vivenciado, atualmente pelas empresas, por isso, passou a ser analisada de uma forma mais sistemática, utilizando-se técnicas formais de análise de decisões. A preocupação com este assunto tem crescido no meio acadêmico e percebe-se sua aplicabilidade prática. O objetivo geral desde trabalho é identificar como ocorre o processo de decisão que envolve a escolha de software a ser utilizado na consultoria jurídica de uma empresa do ramo financeiro. Para atingir este objetivo realizou-se uma pesquisa aplicada, descritiva, qualitativa cujo procedimento técnico foi o estudo de caso em uma empresa do setor financeiro, com fins mutuaristas, localizada no DF. Os dados foram coletados por meio de um roteiro de entrevista semiestruturado e análise documental. Os resultados foram analisados com base na técnica de análise categorial temática. Comparou-se o processo decisório realizado pela empresa para escolha de um fornecedor de software e percebeu-se que, empiricamente, o decisor utilizou elementos da metodologia ProACT para a resolução do seu problema de seleção de fornecedor, embora não tivesse conhecimento técnico a respeito da metodologia. A utilização um método formal de decisão proporciona diversos benefícios, pois possibilita a escolha de um fornecedor considerando elementos objetivos, evitando basear-se somente em subjetivismo. A pesquisa teve limitações quanto ao número de entrevistados, pois somente um dos envolvidos no processo de decisão contribuiu para a pesquisa. As contribuições gerenciais da pesquisa envolvem o conhecimento, por parte do administrador de métodos formais de decisão e sugere- se, também, à empresa que utilize tal metodologia sistematicamente nas próximas decisões que envolverem a seleção de fornecedores diversos, para garantir maior confiabilidade ao processo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons