Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5656
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_FlaviaFreitasXavier.pdf223,77 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estimulando a leitura no primeiro ano do ensino fundamental por meio do letramento
Autor(es): Xavier, Flávia Freitas
Orientador(es): Freitas, Vera Lucas de
Assunto: Educação de crianças
Crianças - livros e leitura
Letramento
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 12-Jul-2013
Referência: XAVIER, Flávia Freitas. Estimulando a leitura no primeiro ano do ensino fundamental por meio do letramento. 2013. 60 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo a investigação de como os professores da Escola Criança Feliz estimulam a leitura e a escrita de seus alunos por meio do letramento. Para isso foi necessário saber se os professores receberam em seu curso de formação ensinamento para lidar com as teorias do letramento e de gênero e se essas teorias realmente contribuem para o desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos. Dentre as referências consultadas, Magda Soares (2010 p. 18) menciona que letramento é o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever: o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter se apropriado da escrita. Nesse sentido, uma pessoa letrada, torna-se uma pessoa diferente, manifestando forma diferente de pensar, pois ela é mais que alfabetizada, ela sabe ler e escrever e pratica a leitura e a escrita. Contudo, o indivíduo pode não saber ler e escrever, ser analfabeto, porém ele pode ter a leitura de mundo. Entretanto, é importante que os professores percebam que a leitura e a escrita estão intimamente ligadas ao aprendizado do aluno, uma vez que fazem parte da alfabetização e que o letramento é fundamental, pois é mais que alfabetizar. As teorias que apoiaram a discussão do tema foram a do letramento e teoria dos gêneros e tivemos como interlocutores os seguintes autores: Carvalho (2012), Kleiman (1995, 2000, 2001, 2005), Rojo (2001), Soares (2010). Além desses, sobre questões de leitura, consultamos Cagliari (1996), Oliveira (1997), Silvia (2003). Esta investigação utilizou-se da abordagem qualitativa para coleta e análise de dados e os instrumentos de coleta foram questionários. Tivemos como resultado que a maioria das professoras receberem em seu curso de formação ensinamentos sobre as teorias dos gêneros e do letramento e que os professores têm utilizado o letramento em sala de aula, no intuito de estimular a leitura e escrita, despertando no aluno o gosto pela leitura na escola pesquisada.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons