Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/5654
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_BarbaraMariaVianaCardoso.pdf1,33 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor de crianças atendidas em serviço de atenção básica
Outros títulos: Assessment of neurodevelopment in children in primary care service
Autor(es): Cardoso, Bárbara Maria Viana
Orientador(es): Pontes, Tatiana Barcelos
Assunto: Crianças - desenvolvimento
Capacidade motora nas crianças
Data de apresentação: 5-Mar-2013
Data de publicação: 12-Jul-2013
Referência: CARDOSO, Bárbara Maria Viana. Avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor de crianças atendidas em serviço de atenção básica. 2013. 39 f., il. Monografia (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Objetivo: Descrever o desenvolvimento das crianças de 0 a 24 meses atendidas em um centro de saúde de Ceilândia – DF e verificar os fatores biológicos e/ou sociais, relacionados ao adequado desenvolvimento. Metodologia: Pesquisa com amostragem por conveniência. Foram verificados os fatores socioeconômicos relacionados ao desenvolvimento, com a mãe/cuidador, através de questionário e a avaliação do desenvolvimento foi realizada segundo o Teste de Denver II, com a criança e/ou com a mãe. Resultados: A análise dos resultados obtidos revelou que das 276, 191 crianças não tiveram resultado suspeito ou atraso e que a maioria dos casos é na área de linguagem (43%). A relação entre os fatores sociais e o desenvolvimento foi evidenciada através da associação entre a renda familiar e a escolaridade materna e os casos atraso. Conclusão: Os resultados indicam que os fatores externos estão fortemente atrelados ao desenvolvimento, acentuando os casos de atraso na presença de baixa renda e baixa escolaridade. Sugerem o uso sistemático de avaliações do desenvolvimento neuropsicomotor infantil para se evitar repercussões negativas a longo prazo, além de estudos complementares na área. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
Objective: Describe childern’s development from 0 to 24 months who are treated at a health center in Ceilândia - DF and verify the biological and / or social factors, related to the proper development. Methodology: It is an epidemiological search with random sampling. We checked the socioeconomic factors related to the development, with the mother / caregiver through a questionnaire and the evaluation of the development was performed according to the Denver Developmental Screening Test II, with the child and / or mother. Results: The analysis of the results from 276 children, showed us that 191 from them had no suspects and delays results and that most cases of delay are checked in the language area (43%). The relationship between social factors and the development was evidenced by the association between family income and maternal education and delay cases. Conclusion: The results show that external factors are strongly linked to development, emphasizing the cases of delay in the presence of low income and low education. The use of systematic reviews of child neurodevelopment is suggested to avoid negative repercussions in the long term, beside further studies in the area.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Terapia Ocupacional, 2013.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons