Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5650
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AdelsonMatiasSouza.pdf2,9 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O muralismo de Rivera e Portinari : a arte como possibilidade de reflexão crítica e mediação com a realidade social
Autor(es): Souza, Adelson Matias
Orientador(es): Moreira, Andressa Urtiga
Assunto: Pintura e decoração mural
Arte - aspectos sociais
Rivera, Diego
Portinari, Cândido, 1903-1962
Arte - apreciação
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 12-Jul-2013
Referência: SOUZA, Adelson Matias. O muralismo de Rivera e Portinari: a arte como possibilidade de reflexão crítica e mediação com a realidade social. 2012. 60 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Ouro Preto do Oeste-RO, 2012.
Resumo: No presente trabalho proponho o aprofundamento sobre a função de crítica social que a arte exerce, podendo converter-se em um instrumento de questionamento e transformação social a partir da educação. O principal objetivo é analisar a arte muralista de dois artistas modernistas que marcaram para sempre a história das artes: Diego Rivera e Cândido Portinari. A abordagem da pesquisa empregada é a pesquisa teórica; em que diferentes autores, como Annateresa Fabris; Dawn Ades e Mário Pedrosa exibem suas visões sobre a arte desses pintores, referendando seu papel como agente social libertário. Neste estudo me referencio nas proposições estéticas marxistas e na pedagogia sociocrítica, com destaque para uma visão histórica das transformações políticas ocorridas na América Latina do século XX.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2012. Curso de Licenciatura em Artes Plásticas a Distância.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons