Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5642
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_DeiseGuimaraesFreire.pdf648,92 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A diversidade de desenhos de frutas e paisagens de Cruzeiro do Sul, Acre, para alunos do 6º ano do ensino fundamental da escola Comandante Braz de Aguiar
Autor(es): Freire, Daise Guimarães
Orientador(es): Silveira, Marília Panitz
Teixeira Neto, José Alves Maia
Assunto: Desenho
Prática de ensino - arte
Frutas na arte
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 12-Jul-2013
Referência: FREIRE, Daise Guimarães. A diversidade de desenhos de frutas e paisagens de Cruzeiro do Sul, Acre, para alunos do 6º ano do ensino fundamental da escola Comandante Braz de Aguiar. 2012. 27 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cruzeiro do Sul-AC, 2012.
Resumo: Este trabalho monográfico tem como finalidade mostrar que os desenhos podem expressar uma forma de linguagem, onde o aluno possa fazer sua própria interpretação da realidade, considerando a contribuição do desenho artístico para a aquisição da aprendizagem. Com a finalidade de despertar o interesse dos alunos para o desenho artístico, este trabalho constitui um elo entre o ensino e a aprendizagem no contexto escolar e extraescolar. A escola necessita de um ambiente que estimule os alunos, onde eles possam construir sua aprendizagem por meio do desenho, sem medo de expor sua criatividade. Ousa-se indicar determinados caminhos que possam direcionar a metodologia da disciplina de Arte. A diversidade de frutas e paisagens dessa região, é o que motivou a realização deste trabalho. A escola tem função fundamental nesse processo e, quando ela se conscientiza desse papel deve incentivar os alunos para sua construção poética, em cada nível do seu desenvolvimento, para que sua produção artística se desenvolva. Quanto ao professor de arte, ele pode atuar como mediador no desenvolvimento do aluno, por isso ele precisa conhecer a história da arte, como também, pesquisar novas técnicas de aplicação desse conhecimento. A experiência que se teve com a turma do 6º ano da Escola Comandante Braz de Aguiar, ao realizar uma oficina de arte sobre “A diversidade de desenhos de frutas e paisagens de Cruzeiro do Sul”, é um exemplo de que a criatividade pode ser uma ótima aliada para inovar as aulas enquanto instrumento pedagógico.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2012. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons