Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5641
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AndréiaBorgesLustosa.pdf786,41 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O engajamento social de Candido Portinari exposto na série "Os retirantes" de 1944
Autor(es): Lustosa, Andreia Borges
Orientador(es): Ferreira, Daniela Cureau Mendes
Assunto: Portinari, Cândido, 1903-1962
Arte - aspectos sociais
Data de apresentação: 11-Dez-2012
Data de publicação: 12-Jul-2013
Referência: LUSTOSA, Andreia Borges. O engajamento social de Candido Portinari exposto na série "Os retirantes" de 1944. 2012. 42 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Candido Portinari foi um artista que soube fazer de sua arte um meio de propagar seus anseios e suas angustias. Anseios por um mundo melhor, por uma vida mais digna para os trabalhadores da lavoura, os moradores das favelas, os retirantes que deixavam suas terras expulsos pela seca e pela fome em busca de uma vida melhor nos grandes centros urbanos. O presente TCC tem como título: “O Engajamento Social de Candido Portinari exposto na série “Os retirantes” de 1944”. Os objetivos do trabalho centraram- se em: Mostrar o engajamento social de Candido Portinari exposto na série “Os Retirantes” de 1944; Compreender o porquê do engajamento artístico de Candido Portinari; Apresentar análises das obras da Série “Os retirantes” 1944: “Retirantes” – “Enterro na rede” – “Criança Morta” e mostrar a relevância da arte social no contexto educacional como uma forma de conscientização acerca dos problemas da nossa sociedade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2012.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons