Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5639
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_HudsondeOliveiraNeres.pdf502,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Importância das cidades-satélites para Brasília : uma análise socioeconômica a partir da relevância da criação da Região Administrativa – RA XIII (Santa Maria)
Autor(es): Neres, Hudson de Oliveira
Orientador(es): Peluso, Marília Luiza
Assunto: Crescimento urbano - Distrito Federal (DF)
Distrito Federal (DF) - desenvolvimento econômico
Urbanização
Geografia urbana
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 12-Jul-2013
Referência: NERES, Hudson de Oliveira. Importância das cidades-satélites para Brasília: uma análise socioeconômica a partir da relevância da criação da Região Administrativa – RA XIII (Santa Maria). 2012. 33 f., il. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2012.
Resumo: Desde a construção de Brasília, surgiram núcleos habitacionais para atender a demandas dos trabalhadores nas obras. A oficialização desses núcleos e a criação de novas Regiões Administrativas foram usadas pelo Estado como instrumentos de políticas públicas para lidar com o processo migratório no passado e ainda hoje, no presente. Esse trabalho visa analisar a importância socioeconômica da criação dessas cidades satélites para Brasília, partindo da análise comparativa dos dados de Trabalho e Renda da cidade de Santa Maria-DF, em relação à Capital. Como fonte de dados foram realizadas pesquisas no Anuário Estatístico de 2011 e na Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílio – PDAD/2012 de Brasília e Santa Maria-DF, bem como na Coletânea de Dados Socioeconômicos da Codeplan. Partindo do pressuposto teórico que as cidades não estão isoladas umas das outras e que o espaço geográfico deve ser analisado em sua totalidade, essa pesquisa privilegiou dados quantitativo como Trabalho e Renda das populações residente nesses cidades, por considerar que as pessoas são partes importantíssimas do arranjo de relações em que está inserido determinada região, e que elas são reflexo do próprio espaço onde vivem.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Curso de Licenciatura em Geografia a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons