Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5630
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_WesleyBrunnoSilvadoNascimentoGomes.pdf914,77 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLopes, Ruth Gonçalves de Faria-
dc.contributor.authorGomes, Wesley Brunno Silva do Nascimento-
dc.identifier.citationGOMES, Wesley Brunno Silva do. Educação e Tecnologia no Campo: potencialidades e limites do Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec) para a formação de jovens em Angico, na Bahia. 2013. 86 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.en
dc.description.abstractO presente trabalho monográfico é fruto de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, cujo objetivo principal foi investigar o potencial e os limites do Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica– EMITec para a formação de jovens do Ensino Médio do povoado de Angico, na Bahia. Para tanto, foram realizadas observação e entrevistas semiestruturadas com os sujeitos envolvidos no programa, estudantes, mediadores, coordenadora e diretor de escola, buscando uma interação direta e a participação dos mesmos na coleta de informação sobre o programa. No estado da Bahia, o programa nasce da necessidade de ofertar com qualidade o Ensino Médio aos jovens e dultos estudantes do campo, que residem distante dos grandes centros de educação das séries finais da Educação Básica e das possibilidades abertas pela utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação. As TIC têm possibilitado o avanço no sistema educacional nacional e na oferta de um ensino de qualidade. O estudo evidenciou que, em Angico, o EMITec, apresenta alguns fatores limitadores, em especial, as constantes falhas da internet e a falta de um diálogo mais próximo entre os gestores locais. No entanto, tem possibilitado aos jovens e adultos, principalmente trabalhadores e pais de família, o acesso e a e conclusão da educação básica, sendo o seu maior potencial o de garantir o direito à formação de nível médio a esses sujeitos.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordTecnologia da informação e comunicaçãoen
dc.subject.keywordTecnologia na educaçãoen
dc.subject.keywordEducação do campoen
dc.subject.keywordEnsino médioen
dc.titleEducação e Tecnologia no Campo : potencialidades e limites do Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec) para a formação de jovens em Angico, na Bahiaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-07-10T13:58:27Z-
dc.date.available2013-07-10T13:58:27Z-
dc.date.issued2013-07-10T13:58:27Z-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5630-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons