Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5623
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_CleusaCorrêa.pdf731,77 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Leitura poética da obra de Cora Coralina por meio da assemblage
Autor(es): Corrêa, Cleusa
Orientador(es): Moura, Joelma de Oliveira
Assunto: Arte na educação
Colagem
Poesia
Data de apresentação: 10-Dez-2012
Data de publicação: 10-Jul-2013
Referência: CORRÊA, Cleusa. Leitura poética da obra de Cora Coralina por meio da assemblage. 2012. 65 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2012.
Resumo: Diante deste percurso, licenciatura em artes visuais, mostrou-se superação e perseverança. O ensino a distancia foi um desafio por exigir mais de cada um, em termos de disciplina e organização. Em inúmeros aspectos mostrou-se inovador, até mesmo o estágio supervisionado, que foi dividido em etapas, o que contribuiu para a formação. Em consonância com isso, o Trabalho de Conclusão de Curso, viabiliza a elaboração de um plano de intervenção, voltado ao ensino de arte. Assim sendo, apresenta-se, uma análise teórica-prática tendo por objetivo estudar a linguagem visual assemblage como um recurso mediador capaz de oportunizar a inserção da arte na vida do aluno, de modo a se obter resultado na habilidade de leitura, como também contribuir para o processo de significar e reconstruir a obra “Rio Vermelho” de Cora Coralina. Além disso, aborda sobre o desinteresse pela leitura, identidade e diversidade cultural. São destacados os conceitos arte, educação, leitura, assim como a ação metodológica e as poéticas de Cora Coralina / Leda Catunda, culminando na proposta que incita a motivação e o fazer artístico. Ao utilizar a assemblage associa-se as demais referências teóricas nas áreas de artes e educação, em especial na linha de pesquisa de atividade de construção. Para tanto, exibe-se imagens e a descrição da proposta que comprova a efetivação do ensino de arte por meio da assemblage. A metodologia baseou-se em pesquisa bibliográfica de caráter descritivo, análise qualitativa e a intervenção que pondera demonstrar a teoria na prática. Por fim, conta-se que se faz necessário aprimorar a prática artística em busca da aprendizagem efetiva e, também, maior conhecimento sobre a metodologia contemporânea do ensino de arte. Dessa maneira, fomenta-se a ideia de que a assemblage é um recurso mediador no processo de ensino- aprendizagem. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
Before this course, Bachelor of visual arts, showed resilience and perseverance. The distance learning was a challenge because it requires more of each, in terms of discipline and organization. In many respects proved to be innovative, even Supervised, which was divided into steps, which contributed to the formation. In line with this, the Work Completion of course, enables the development of an intervention plan, geared to teaching art. Therefore, we present a theoretical analysis and practical with the objective of studying the visual language as a resource assemblage mediator able to nurture the inclusion of art in the life of the student in order to obtain results in reading ability, but also contribute for the process mean and reconstruct the work "Red River" Cora Coralina. Furthermore, it addresses the lack of interest in reading about, identity and cultural diversity. Highlights the concepts art, education, reading, as well as the methodological and the poetic action of Cora Coralina / Leda Catunda, culminating in the proposal that encourages motivation and making art. By using the assemblage associated with other theoretical references in the areas of arts and education, especially in the line of research of construction activity. Therefore, up displays images and description of the proposal that proves the effectiveness of teaching art through the assemblage. The methodology was based on a literature review, descriptive, qualitative analysis and intervention that weighs demonstrate the theory in practice. Finally, it is said that it is necessary to enhance the artistic practice in search of effective learning, and also greater insight into the methodology of teaching contemporary art. Thus, fosters up the idea that the assemblage is a resource mediator in the process of teaching and learning.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2012. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons