Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5617
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_SilviaHelenaSantosVasconcellos.pdf801,51 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O ensino das artes visuais nas escolas da zona rural : estudo de caso no ensino fundamental II em uma escola da zona rural no município de Itapeva-SP
Autor(es): Vasconcellos, Silvia Helena Santos
Orientador(es): Guimarães, Marta Mencarini
Coorientador(es): Flesch, Letícia Decimo
Assunto: Educação do campo
Arte na educação
Data de apresentação: 10-Dez-2012
Data de publicação: 9-Jul-2013
Referência: VASCONCELLOS, Silvia Helena Santos. O ensino das artes visuais nas escolas da zona rural: estudo de caso no ensino fundamental II em uma escola da zona rural no município de Itapeva-SP. 2012. 50 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Itapetininga–SP, 2012.
Resumo: Trata-se de um estudo de caso de uma escola da zona rural de Itapeva/SP, que pretende pesquisar a adoção da cultura local no ensino de artes e propor um projeto pedagógico que permita uma ação educativa por meio da integração com projetos já existentes da Secretaria da Cultura do Município. Para isso, na coleta de dados desta pesquisa, foram realizadas entrevistas, análise do material didático e articulação dos dados com conceitos teóricos. Esses conceitos provêm das abordagens pontuadas pelos seguintes pesquisadores da educação: José Manuel Moran em relação às questões fundamentais do ensino; Paulo Freire quanto aos seus diversos estudos e contribuições para a prática educativa e Vanilda Paiva quanto às questões da educação popular no Brasil, seguido de discussões específicas da educação na área 10 rural através de publicações de Miguel González Arroyo, Luiz Bezerra Neto, entre outros, tendo por base as Leis de Diretrizes e Bases da Educação e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte. Por fim, apresentam-se os conceitos teóricos do ensino da Arte como mediação cultural e social preconizado por Ana Mae Barbosa e estudos que abordam as ações educativas nos espaços expositivos como publicações em periódicos por Alice Bemvenuti, entre outros.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2012. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons