Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/5606
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MariaLuciaHolheLopesdeSantana.pdf329,96 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Xilogravura : um estudo de caso de ensino das artes visuais em escolas de Ensino Fundamental II Barretos - SP
Autor(es): Santana, Maria Lúcia Lopes
Orientador(es): Nóbrega, Christus Menezes da
Coorientador(es): Guimarães, Marta Mencarini
Assunto: Xilogravura
Literatura de cordel brasileira
Arte na educação
Data de apresentação: 28-Nov-2011
Data de publicação: 9-Jul-2013
Referência: SANTANA, Maria Lúcia Lopes. Xilogravura: um estudo de caso de ensino das artes visuais em escolas de Ensino Fundamental II Barretos - SP. 2011. 30 f. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Podemos entender então que o saber se deve a tradição e que ela se perpetua, sofrendo alterações e que muitas vezes se perde o saber exato de sua origem, ressurge então de um aprendizado empírico resultante da necessidade de sobrevivência. Portanto, buscamos enfatizar com esta pesquisa a arte da reprodução que é inerente á linguagem da xilogravura, como manifestação da arte visual a serviço da educação e através dela encontrar um mundo onde as palavras são sopradas com encanto (cordel), causando mudanças radicais na história do povo como agente da arte visual. Esta técnica surge no Brasil na região do nordeste como principal fonte de veiculação de notícias e acontecimentos, na qual preserva até hoje seu caráter documental e que apesar do surgimento do rádio, televisão e internet os quais retiraram uma parcela de seu público, sobrevive é palco de difusão do trabalho de grandes artistas repentistas como Patativa do Assaré, Ariovaldo Viana, dentre outros. As artes visuais continuam inseridas neste universo artístico de forma transbordante de inspiração. Sendo assim, a xilogravura é antes de tudo uma das riquezas maiores e marca de resistência e superação de um povo que encontrou nela uma forma de se expressar.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, 2011. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons