Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/5605
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AdleyEvangelistaRamosdosAnjos.pdf389,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O brincar na sessão terapêutica
Autor(es): Anjos, Adley Evangelista Ramos dos
Orientador(es): Chatelard, Daniela Scheinkman
Assunto: Psicanálise infantil
Transferência (Psicologia)
Brincadeiras
Pais e filhos
Separação (Psicologia)
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 9-Jul-2013
Referência: ANJOS, Adley Evangelista Ramos dos. O brincar na sessão terapêutica. 2013. 32 f. Monografia (Especialização em Teoria Psicanalítica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho visa uma revisão da literatura acerca da psicanálise com crianças na infância em sofrimento devido à separação dos pais e o objeto dessa pesquisa é a brincadeira como ferramenta na transferência. Sabendo que a criança desencadeia sintomas que denotam aspectos inconscientes dos seus pais, o estudo apresenta fragmentos de um caso clínico de uma criança de nove de idade, que traz como queixa principal a enurese noturna. Foi destacada a importância da metáfora na brincadeira como ferramenta facilitadora da transferência. Este estudo tem como objetivo demonstrar a capacidade terapêutica da brincadeira na transferência ferramenta importante para o tratamento. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work is intended to provide a review on psychoanalytic treatments on children with psychic issues due to parents divorce. The object used was the game as a transference tool. It is well known that children develop symptoms related with unconscious aspects of their parents and this study presents fragments of a clinical case of a nine years-old kid that developed nocturne enuresis due to parental divorce. It is important to highlight the importance of the game as a facilitating tool of transference. Our intent is to show that games are important tools to provide transference between the child-patient and the therapist.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Departamento de Psicologia Clínica, 2013.
Aparece na Coleção:Teoria Psicanalítica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons