Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5598
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_OseiasAlmeidadeSouza.pdf15,75 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise dos recursos didáticos usados nas aulas de artes nas 5ª e 6ª séries da Escola Raimundo Magalhães e o reflexo no envolvimento dos alunos
Autor(es): Souza, Oséias Almeida de
Orientador(es): Cardoso, Elisandra Gewehr
Coorientador(es): Alcântara, Patrícia Colmenero Moreira de
Assunto: Arte - estudo e ensino
Material didático
Motivação na educação
Prática de ensino - arte
Data de apresentação: 17-Jul-2012
Data de publicação: 8-Jul-2013
Referência: SOUZA, Oséias Almeida de. Análise dos recursos didáticos usados nas aulas de artes nas 5ª e 6ª séries da Escola Raimundo Magalhães e o reflexo no envolvimento dos alunos. 2012. 86 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Sena Madureira-AC, 2012.
Resumo: O presente trabalho visa investigar a disponibilidade de materiais didáticos para o professor de arte ministrar suas aulas. Apresenta discussões sobre importantes temas que englobam o assunto e analisa quanto o material didático pode interferir no interesse e envolvimento dos alunos com as aulas de artes. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Raimundo Magalhães, nas séries 5ª e 6ª, por meio de visita à escola e aplicação de questionários aos alunos, ao professor e ao gestor. Os dados obtidos mostram grande deficiência no tocante à variedade, quantidade e qualidade dos materiais didáticos para a disciplina de artes. Mesmo com tal constatação percebeu-se um grande envolvimento e interesse dos alunos pela disciplina de Artes, sendo um dos principais fatores do interesse dos alunos pelas aulas de artes, a utilização de materiais didáticos nas aulas de artes. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present study aims to investigate the availability of teaching materials for the art teacher teach their classes. It features discussions on important topics that encompass the subject and analyze how the teaching material can interfere with the interest and involvement of students in arts classes. The research was conducted at the State School of Basic Education Raimundo Magalhães, in grades 5 th and 6 th through visit to the school and questionnaires to students, the teacher and the manager. The data obtained show great deficiency as regards variety, quantity and quality of instructional materials for arts discipline. Even with such a finding was noticed a great interest and involvement of students in the discipline of Arts, one of the main factors in the interest of the students arts classes, the use of instructional materials in arts classes.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Licenciatura em Artes Visuais, 2012. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons