Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5592
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_WalzeaneAparecidadeAssisLima.pdf313,53 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância do ensino da arte para os alunos da primeira série do ensino médio da Escola Professor Marcilio Pontes dos Santos através de projetos
Autor(es): Lima, Walzeane Aparecida de Assis
Orientador(es): Cordeiro, Marisa Araújo
Assunto: Arte - estudo e ensino
Arte na educação
Método de projeto no ensino
Professores de arte - formação
Data de apresentação: 16-Jul-2012
Data de publicação: 8-Jul-2013
Referência: LIMA, Walzeane Aparecida de Assis. A importância do ensino da arte para os alunos da primeira série do ensino médio da Escola Professor Marcilio Pontes dos Santos através de projetos. 2012. 29 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Acrelândia-AC, 2012.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso busca mostrar a importância do ensino da Arte para os alunos da primeira série do ensino médio da escola Marcilio Pontes dos Santos. A pesquisa de caráter exploratório e experimental proporciona aos indivíduos em questão, uma oportunidade de trabalhar a teoria e a prática em um projeto fazendo uso do conteúdo programático a Arte Grega utilizando apresentações de seminários e fazendo também uso da técnica da escultura em argila e sabão. A estrutura da pesquisa teve como referencial teórico uma abordagem singular do ensino da arte nas escolas com foco principal nas ideias de Ana Mae Barbosa, por ser ela uma pesquisadora de relevância no Brasil, para o ensino da Arte nas escolas. Ela afirma que esta disciplina é capaz de desenvolver o aprendizado do individuo não somente para o ambiente educacional, mas também o capacita para os demais meios sociais; também destaca a importância da formação do educador em arte, onde o mesmo deve carregar uma bagagem de conhecimento tanto teórico quanto prático para que assim consiga desenvolver um trabalho docente/artístico de qualidade facilitando assim a aprendizagem do discente; o autor Fernando Hernandez, destaca a importância de se trabalhar com projeto na sala de aula para estimular o interesse do aluno pela busca de sua própria aprendizagem. A análise de dados desta pesquisa foi apresentada através de gráficos diante de observação das hipóteses de que técnicas e conteúdos artísticos trabalhados de formas criativas faz com que o aluno se torne mais participativo. Os dados em gráfico apontam os resultados da participação e interesse dos alunos quanto ao trabalhar conteúdos artísticos teóricos e práticos. O desenvolvimento de aulas diferenciadas permitiu a constatação de que as expectativas da pesquisa foram alcançadas e os discentes envolvidos pudessem representar através de seus novos saberes dando significado singular às novas práticas artísticas de acordo com suas vivências.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Curso de Graduação e Licenciatura em Artes Visuais, 2012. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons