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Título: Inclusão escolar da criança com deficiência mental : a Terapia Ocupacional na busca de potencializar capacidades
Outros títulos: School inclusion : Occupational Therapy in seeking leverage capabilities
Autor(es): Matoso, Emilianna Ferreira
Orientador(es): Oliveira, Flávia Mazitelli de
Assunto: Educação inclusiva
Deficientes mentais - educação
Terapia ocupacional
Estudantes com necessidades educativas especiais
Data de apresentação: 4-Mar-2013
Data de publicação: 8-Jul-2013
Referência: MATOSO, Emilianna Ferreira. Inclusão escolar da criança com deficiência mental: a Terapia Ocupacional na busca de potencializar capacidades. 2013. 32 f. Monografia (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Introdução: O acesso à escola traz muitos ganhos para as crianças com deficiência, mas até pouco tempo eram poucos que possuíam acesso às escolas. A Educação Inclusiva nasce para se repensar a escola, garantindo educação a todos, respeitando a diversidade, as diferenças e as individualidades de cada um, adaptando-se para receber esses indivíduos. Infelizmente ainda existem muitas dificuldades para que haja uma inclusão escolar plena, como por exemplo, as barreiras visuais, sonoras e arquitetônicas existentes nas escolas, a falta de capacitação dos professores, a falta de materiais adaptados para os alunos com deficiência dentre outros. A Terapia Ocupacional surge para trabalhar como um auxílio junto a essa escola. Buscando com o professor a melhor forma de adaptar tanto os materiais didáticos quanto o currículo a fim de atender a todas as necessidades do aluno com deficiência, além de trabalhar como apoio aos outros profissionais e alunos da escola para que haja uma aceitação e valorização da deficiência. Objetivo: Compreender como vem ocorrendo o trabalho da Terapia Ocupacional no processo de inclusão escolar da criança com deficiência mental na escola de ensino regular nos últimos dez anos. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo realizado por meio de Revisão Bibliográfica, realizada através de Fichamento Bibliográfico de todos os estudos encontrados na pesquisa. Discussão: Fica claro na pesquisa que é necessária a mudança do ambiente escolar, em que ele deve estar adaptado para receber o aluno com deficiência, e não o contrário. O trabalho da Terapia Ocupacional vai modificar esse espaço no que diz respeito ao ambiente físico, e aos materiais utilizados em sala de aula, levando-se em conta as necessidades de cada aluno, atua também junto ao professor como um auxiliador, sempre trabalhando a sua autonomia e respeito, além também de trabalhar a aceitação e valorização da deficiência junto aos outros alunos, funcionários da escola, pais, etc. Considerações finais: A pesquisa nos mostra a importância da Terapia Ocupacional no processo da inclusão, fortalecendo e resgatando o respeito e a confiança na relação entre professor-aluno, entre o aluno com deficiência e os outros alunos, entre o aluno e os demais membros da escola, dentre outros. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
Introduction: The access to school brings a lot of benefits for children with deficiency, but until recently were few that have access to school, being these always skilled education institutions or special classes. The Inclusive Education born to rethink the school, ensuring education for all; respecting the diversity, differences and individualities, adapting itself to receive these people. Unfortunately, there are still much difficulties in order that have full educational inclusion as visual, sound and architectural obstacles existing schools; the lack of capacity, teachers training; the lack of adapted materials for students with deficiency and others. The Occupational Therapy arises to work as assistance next to this school. Searching with teacher the best way to adapt both the didactical materials and the curriculum in order to attend every needs of students with deficiency, besides work like support to others professionals and students of school so that there’s an acceptation and appreciation of deficiency. Objective: The present study have objective to understand as the work of Occupational Therapy is occurring in inclusion educational process of child with mental deficiency at regular education school in the last ten years. Methodology: This is a descriptive study realized by Bibliographic Review, realized across Bibliographic Cataloging of very studies found in the search. Discussion: It’s clear in search that is necessary changing the school environment. It must be adapted to receive the student with deficiency and not opposite. The work of Occupational Therapy come to modify this space, both in that say respect physical environment as to materials used in the classroom, taking into account the needs of each student, also works the teacher like a helper, always working its autonomy and respect, also beyond work the acceptance and appreciation of deficiency together others students, employees of school, parents, etc. Final considerations: The research shows importance of Occupational Therapy in the process of inclusion, strengthening and rescuing the respect and the confidence in the relationship between teacher-student, student with deficiency and others students, student and others members of the school and others.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Terapia Ocupacional, 2013.
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