Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5578
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LuanaVillasBoasFernandes.pdf113,17 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O fazer artístico e a atividade lúdica como facilitadores no processo de aprendizagem
Autor(es): Fernandes, Luana Villas Boas
Orientador(es): Zuchiwschi, José
Assunto: Desempenho escolar
Atividades lúdicas
Arte na educação
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 4-Jul-2013
Referência: FERNANDES, Luana Villas Boas. O fazer artístico e a atividade lúdica como facilitadores no processo de aprendizagem. 2013. 65 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alto Paraíso de Goiás-GO, 2013.
Resumo: Adversidades do contexto socal somadas à pressão escolar precoce resultam, em muitos casos, em analfabetismo, exclusão social, ou rótulos médicos ou psicológicos, que representam desafios ao desenvolvimento saudável das crianças, interferindo diretamente em sua sociabilização e desempenho escolar. Esta pesquisa busca sistematizar uma prática colaborativa, capaz de criar caminhos artísticos que apoiem o processo de aprendizagem e a socialização no processo de escolarização, envolvendo as crianças e seus educadores. O objetivo é desenvolver práticas que levem ao prazer em compreender o mundo através do brincar e das artes, facilitando a aquisição de conhecimentos habilidades, bem como a formação de atitudes e valores. Crianças expostas a duras realidades enfrentam dificuladades para expressar suas necessidades e talentos de forma harmoniosa, necessitando de um apoio efetivo em seu processo de escolarização bem como de formação de resiliência, no sentido de uma pele de proteção psicossocial. Arte e brincadeiras como linguagens socioculturais podem colaborar com a melhoria de vida das crianças e adolescentes, chegando até suas famílias, possibilitando a construção de novos relacionamentos, a inserção social e um melhor desempenho na escola.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons