Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5568
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_PriscilaGomesBrito.pdf1,08 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Representações de gestantes e profissionais de saúde sobre a qualidade da assistência pré-natal na ótica da humanização, integralidade e longitudinalidade
Autor(es): Brito, Priscila Gomes
Orientador(es): Angulo-Tuesta, Antonia de Jesús
Assunto: Cuidado pré-natal
Serviços de saúde à maternidade
Humanização dos serviços de saúde
Representações sociais
Data de apresentação: 7-Mar-2013
Data de publicação: 4-Jul-2013
Referência: BRITO, Priscila Gomes. Representações de gestantes e profissionais de saúde sobre a qualidade da assistência pré-natal na ótica da humanização, integralidade e longitudinalidade. 2013. 72 f. Monografia (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Ceilândia, 2013.
Resumo: A Política Nacionalde Atenção Integral a Saúde da Mulher questiona a atuação limitada que os programas maternos infantis tiveram,orientadas à práticas intervencionistas com limitada promoção do vínculo entre as gestantes e o profissional de saúde. O Programa de Humanizaçãodo Pré-natal e Nascimento foi implantado com o intuito de assegurar a melhoria do acesso, da cobertura e da qualidade da atenção pré-natal a fim de que os profissionais assumam protagonismo e considerem as necessidades de uma atenção integral e humanizadapara as gestantes. O objetivo deste trabalho foicompreender de que forma os atributos de responsabilização e da integralidade influenciam na atenção pré-natal na perspectiva das gestantes e dos profissionais de saúde em um Centro de Saúde de Ceilândia. Trata-se de um estudo qualitativo tendo os atributos da integralidade, longitudinalidade e humanização da atenção básica como categorias de análise teórica. Foram realizadas onze entrevistas semiestruturadas com gestantes e três profissionais de saúde do programa de saúde da mulher desse centro. A cobertura do pré-natal melhorou significativamente, incluindo o aumento de consultas de pré-natal. As gestantes compreendem a responsabilização como um cuidado e consideraram os grupos de gestantes como um instrumento importante no que concerne a fornecer informações. O Acolhimento foi compreendido como uma maneira da gestante sentir-se segura e confiante. Os profissionais demonstraram ter consciência de que todas as necessidades das gestantes não são atendidas e além disso o acolhimento apareceu como uma maneira de melhorar o acesso ao pré-natal. Nas falas percebeu-se que o serviço de saúde, ainda, tem muito a melhorar no que diz respeito à estrutura e gerenciamento das ações, ao relacionamento interpessoal e de comunicação entre gestantes e profissionais de saúde e à maneira de colocar em prática, principalmente, o atributo de integralidade visando a contribuir com os anseios, desejos de esclarecimentos sobre a saúde da mulher e do bebê.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2013.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus UnB Ceilândia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons