Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5563
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_SilasDutraSilva.pdf896,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Método para seleção in vitro de isolados de Pochonia chlamydosporia patogênicos a ovos de Meloidogyne enterolobii
Autor(es): Silva, Silas Dutra
Orientador(es): Blum, Luiz Eduardo Bassay
Lopes, Rogério Biaggioni
Assunto: Pragas agrícolas - controle biológico
Fungos como agentes no controle biológico de pragas
Nematoda em plantas
Data de apresentação: 5-Mar-2013
Data de publicação: 4-Jul-2013
Referência: SILVA, Silas Dutra. Método para seleção in vitro de isolados de Pochonia chlamydosporia patogênicos a ovos de Meloidogyne enterolobii. 2013. 43 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Meloidogyne enterolobii foi detectado no Brasil parasitando fruteiras e hortaliças, inclusive porta-enxertos de plantas resistentes à meloidoginose. O impacto negativo dos agrotóxicos tem levado à proibição ou ao uso restrito de alguns nematicidas. O uso de fungos nematófagos é uma estratégia complementar de controle do nematóide. O objetivo deste estudo foi avaliar a patogenicidade de isolados de Pochonia chlamydosporia (P. c.) a ovos de M. enterolobii utilizando-se um novo método de seleção in vitro. Os experimentos foram conduzidos em placas de Elisa com 12 poços contendo uma mistura de ágar-água (1,5%) solidificada. Na primeira fase, cada poço recebeu 150 μL de uma suspensão com 580 ovos. A suspensão de ovos foi obtida pela trituração de raízes infestadas de goiabeira em água e hipoclorito de sódio (0,5%) e separação em peneiras. Após secagem da gota, os ovos foram inoculados com 150 μL de uma suspensão contendo 106 esporos.mL-1 dos diferentes isolados do fungo. Na segunda etapa, os quatro melhores isolados foram aplicados sobre massas de ovos extraídas diretamente das raízes, utilizando-se o mesmo método acima descrito. As placas foram incubadas a 25°C e UR>95%. A avaliação foi feita após 15 dias, lavando-se os poços individualmente com 3 mL de água destilada e com o auxílio de um bastão de vidro. A contagem do número de J2 que eclodiram em cada tratamento foi feita em câmara de Peters. Os isolados CG1006 e CG1044 de P. c. var. catenulata e CG1042 e CG1101 de P. c. var. chlamydosporia proporcionaram reduções na eclosão superiores a 66%, quando aplicados sobre ovos. As reduções na eclosão de J2 foram inferiores quando os mesmos isolados foram aplicados sobre massas. O método proposto mostrou-se prático e adequado para estudos iniciais de seleção, permitindo a avaliação de um grande número de isolados em curto espaço de tempo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2013.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons