Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5560
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_MonicaFerreiraMartins.pdf610,25 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O ensino de artes visuais por meio da metodologia de projetos : releitura das obras de Tarsila do Amaral no 9º ano do ensino fundamental
Autor(es): Martins, Monica Ferreira
Orientador(es): Toledo, Maria Ester
Assunto: Arte na educação
Amaral, Tarsila do, 1886-1973
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 4-Jul-2013
Referência: MARTINS, Monica Ferreira. O ensino de artes visuais por meio da metodologia de projetos: releitura das obras de Tarsila do Amaral no 9º ano do ensino fundamental. 2012. 49 f. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cabeceiras-GO, 2012.
Resumo: O ensino de Arte no Brasil, a partir da publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, ganhou novos contextos de aplicação na realidade escolar. A partir de então o foco desta área de ensino foi o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, buscando no mundo das Artes – visuais, dança, música e teatro – elementos capazes de auxiliar na construção do pensamento crítico do aluno valorizando as especificidades locais. Sendo assim, este estudo tem como tema: O ensino de Artes Visuais por meio da metodologia de projetos: releitura das obras de Tarsila do Amaral no 9º ano do ensino fundamental. A pesquisa foi desenvolvida por meio da análise teórica de autores diversos de publicações de artigos da internet e livros desta área do conhecimento, bem como dos Parâmetros Curriculares Nacionais acerca da abordagem do ensino de artes visuais por meio de projetos. A partir da análise teórica, foi desenvolvido um projeto com alunos do 9º ano do ensino fundamental, que aconteceu no período de 12 a 28 de setembro do corrente ano em uma escola pública estadual da cidade de Cabeceiras-GO, configurando assim uma pesquisa participante. O trabalho foi desenvolvido com momentos teóricos de análise da vida e obra da artista, bem como da importância das Artes Visuais na construção da história da humanidade, para que em seguida os alunos realizem uma releitura das obras dos artistas configurando a aplicação teórico-prática do estudo. Os resultados evidenciam que quando há motivação os alunos são favorecidos na aprendizagem e na compreensão das Artes Visuais como um campo do saber humano que auxilia na aprendizagem.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2012. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons