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https://bdm.unb.br/handle/10483/5554
Título: | A prática pedagógica do professor da educação de jovens e adultos em Carinhanha-BA |
Autor(es): | Ribeiro, Dalvanice Santana |
Orientador(es): | Sousa, Luzia Costa de |
Assunto: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Prática de ensino |
Data de apresentação: | 2013 |
Data de publicação: | 3-Jul-2013 |
Referência: | RIBEIRO, Dalvanice Santana. A prática pedagógica do professor da educação de jovens e adultos em Carinhanha-BA. 2013. 77 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013. |
Resumo: | A desistência de muitos alunos na Educação de Jovens e Adultos (EJA), mostra a
necessidade de refletir sobre a prática pedagógica dos professores, considerando
que estes alunos exigem uma postura diferenciada na sala de aula, com aulas de
qualidade que sejam dinâmicas e flexíveis, de forma que os alunos desta modalidade não sejam meros receptores, mas indivíduos ativos no processo de ensino-aprendizagem. Aulas que tenham sentido e correlação com a realidade destes, uma vez que em sua maioria são trabalhadores e/ou idosos. O objetivo
desse estudo é analisar a prática pedagógica dos professores nas escolas que
oferecem EJA na zona urbana de Carinhanha, fazendo um recorte mais aprofundado em duas delas, observando, sobretudo, a discussão acerca da prática docente. Para análise foi realizada uma pesquisa com observações, entrevistas semiestruturadas e questionários. Também foi realizado um estudo dos principais teóricos que abordam a temática da prática pedagógica na Educação de Jovens e Adultos. Dentre eles destacam-se Verônica Fraidenraich, Pura Lucia Oliver Martins e Paulo Freire. O resultado da análise nos mostrou as dificuldades encontradas pelos professores, primeiro quanto a falta de capacitação ou treinamentos, assim como planejamentos que contemplem a realidade dos alunos. Por se tratar de alunos com uma faixa etária mais avançada, a atenção a esta modalidade é uma questão de garantia de um direito, um direito histórico. E a preparação destes docentes é, dentre outros, um dos requisitos chave para o sucesso da EJA. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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