Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5551
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_ZosileideRamosdoNascimento.pdf345,21 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação física infantil em Santana do Ipanema-AL : perspectiva e realidade
Autor(es): Nascimento, Zosileide Ramos do
Orientador(es): Carneiro, Fernando Henrique Silva
Assunto: Educação de crianças
Educação física para crianças
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 3-Jul-2013
Referência: NASCIMENTO, Zosileide Ramos do. Educação física infantil em Santana do Ipanema-AL: perspectiva e realidade. 2012. 49 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Santana do Ipanema-AL, 2012.
Resumo: O presente trabalho procura analisar e compreender os determinantes da ausência das aulas de educação física na educação infantil nas escolas municipais de Santana do Ipanema, através de um estudo de caso, onde foram realizadas entrevistas semi estruturadas para dois professores de educação física, duas diretoras de escola, uma coordenadora de educação infantil da secretaria de educação, um coordenador de educação física da rede municipal, além de um questionário para a secretária municipal de educação. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar os determinantes da ausência das aulas de educação física na educação infantil nas escolas municipais de Santana do Ipanema-AL, e como objetivos específicos investigar a importância da Educação física na educação infantil, perceber a importância dada à educação física no ensino infantil no município de Santana do Ipanema, além de compreender as razões da inexistência das aulas de educação física na educação infantil da cidade de Santana do Ipanema. O resultado desse estudo demonstrou que a educação física na educação infantil é considerada importante na educação infantil, embora tenhamos claro que essa prática não é executada nas escolas municipais. Foi constatado que o determinante principal é a falta de professores formados na área de educação física, no entanto outros fatores também foram inclusos como a não obrigatoriedade de uma lei que obriguem ter professor de educação física na educação infantil, pouca identificação dos professores para trabalhar com crianças e a desvalorização para com a disciplina educação física.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Universidade Aberta do Brasil, Pólo Santana do Ipanema-AL, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons