Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5541
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AdrianoJoseApolinario.pdf5,74 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Como as tecnologias da informação e comunicação podem contribuir para a aprendizagem dos alunos na disciplina de artes na escola Instituto Santa Juliana na cidade de Sena Madureira no estado do Acre
Autor(es): Apolinário, Adriano José
Orientador(es): Pena, Iara Carneiro Tabosa
Assunto: Tecnologia da informação e comunicação
Tecnologia na educação
Arte - estudo e ensino
Data de apresentação: 11-Dez-2012
Data de publicação: 3-Jul-2013
Referência: APOLINÁRIO, Adriano José. Como as tecnologias da informação e comunicação podem contribuir para a aprendizagem dos alunos na disciplina de artes na escola Instituto Santa Juliana na cidade de Sena Madureira no estado do Acre. 2012. 43 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Sena Madureira-AC, 2012.
Resumo: Esse estudo pretende analisar a utilização da Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC nos componentes curriculares de Artes do Instituto Santa Juliana no município de Sena Madureira no Estado do Acre. Considerando que, a maioria dos professores não faz uso dessas mídias em suas aulas. Interessa, portanto, investigar o motivo, em meio a era globalizada a escola resiste às inovações tecnológicas, mais que isso, mesmo dispondo de laboratório de informática, raros são os professores que utilizam esses recursos. A ideia do trabalho é ainda mostrar os benefícios que o uso desses recursos tecnológicos podem trazer para a aprendizagem dos alunos dentro e fora da sala de aula, principalmente, porque muitos de nossos alunos já apresentam conhecimentos, mesmo incipiente de algum tipo de tecnologia. Por meio das TICs, é possível estimular ainda mais a criatividade dos alunos, através de aulas dinâmicas, além de que é uma forma de garantir o cumprimento dos objetivos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, que dentre eles estão: saber utilizar diferentes fontes de informações e recursos tecnológicos para adquirir e construir o conhecimento. Nesse sentido, a escola deve criar condições para que os alunos adquiram um amplo conjunto de experiências ligadas ao ato de aprender e criar, articulando percepção, imaginação, sensibilidade, saber, produção artística pessoal e coletiva. Para a realização dessa investigação recorreremos a alguns referenciais bibliográficos, com vistas, a obter um suporte teórico para o problema levantado. Espera-se que o trabalho possa incentivar a mudança de postura dos alunos e dos professores frente aos desafios que o mundo globalizado tem colocado e, sobretudo, que contribua para desconstruir paradigmas relacionados a Arte.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Curso de Graduação e Licenciatura em Artes Visuais, 2012. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons