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https://bdm.unb.br/handle/10483/5532
Título: | Leitura e escrita na escola : um caminho para a cidadania em Carinhanha-BA |
Autor(es): | Dias, Josenice Souza de Castro |
Orientador(es): | Queiroz, Norma Lucia Neris de |
Assunto: | Alfabetização Leitura Inabilidade na leitura Letramento |
Data de apresentação: | 2013 |
Data de publicação: | 3-Jul-2013 |
Referência: | DIAS, Josenice Souza de Castro. Leitura e escrita na escola: um caminho para a cidadania em Carinhanha-BA. 2013. 49 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013. |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo discutir a questão da leitura e escrita em uma turma
de 2º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de
Carinhanha-Ba. Elegemos como objetivo geral analisar os conhecimentos dos alunos em relação à leitura e à escrita e como objetivos específicos: identificar as
facilidades e dificuldades dos alunos participantes deste estudo em relação à
aprendizagem da leitura e escrita; verificar como são desenvolvidas as atividades
de leitura e da escrita dos alunos; e identificar as causas do fracasso escolar dos alunos com relação ao desenvolvimento da leitura e da escrita. Para fundamentar a
análise de dados, utilizamos os referenciais teóricos dos autores: Ferreiro & Teberosky (1986), Soares (2007), Carvalho (2011), Godoy (1995), Cagliari (2007),
Simó e Roca (2003) Freire (1986) e outras fontes. Na metodologia de pesquisa,
optou-se pela pesquisa qualitativa com os instrumentos de coleta de dados: a
entrevista semiestruturada com duas professoras do 2º ano do ensino fundamental
que estavam trabalhando o processo alfabetização e a observação participante nas reuniões de planejamentos das professoras e na sala de aula, envolvendo os alunos. Os resultados deste estudo indicam que: a) apesar de as professoras se
empenharem para desenvolverem o processo de ensino e aprendizagem de todos os alunos, utilizando atividades diversificadas. As duas turmas apresentaram dificuldades de leitura e escrita, porém na sala da professora A os alunos apresentaram mais dificuldades, talvez por serem alunos da zona rural que têm menos acesso aos textos escritos, acompanhamento das famílias e dificuldades de participarem das aulas de reforço oferecidas pela escola. Já na sala da professora B as dificuldades dos alunos estão relacionadas à indisciplina, a falta de apoio da familia e a falta de controle da professora. Concluímos que neste estudo foi
possível compreender por que os alunos destas duas turmas apresentam dificuldades para aprender a ler e escrever. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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