Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5528
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_FabianoJorgeDornelles.pdf2,36 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Não ao bullying : uma experiência com alunos do 8º ano do curso supletivo
Autor(es): Dornelles, Fabiano Jorge
Orientador(es): Ferreira, Luiz Carlos Pinheiro
Assunto: Bullying
Histórias em quadrinhos
Violência na escola
Data de apresentação: Jul-2012
Data de publicação: 3-Jul-2013
Referência: DORNELLES, Fabiano Jorge. Não ao bullying: uma experiência com alunos do 8º ano do curso supletivo. 2012. x, 45 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Barretos-SP, 2012.
Resumo: Este projeto apresenta o trabalho realizado no supletivo da escola E. E. Paulina Nunes de Moraes na cidade de Barretos, com construções de pequenas histórias em quadrinhos sobre Bullying e Cyberbullying. O Bullying é praticado por pessoas que querem mostrar superioridade e que agridem o próximo com intenção de ferir. Os bullies, nome dados aos que praticam o Bullying, sentem um grande prazer com as agressões e nem imaginam que essas atitudes causam sérios problemas emocionais em quem recebem os maus tratos. O Cyberbullying é uma nova modalidade do Bullying em que os praticantes colocam as ofensas na internet, nas redes sociais, como Facebook, Orkut e Twitter, enviando mensagens por e-mail ou mesmo por mensagens de texto, também chamadas de SMS ou torpedos. A intenção desse trabalho é a conscientização desses jovens sobre o Bullying e suas consequências propiciando um melhor diálogo entre o professor-aluno na resolução desses conflitos na sala de aula. As histórias em quadrinhos foram usadas como proposta pedagógica, para que os alunos pudessem conhecer, debater e evitar o Bullying em seu dia a dia. Desse modo, os colaboradores da pesquisa fizeram uso de tirinhas, onde as histórias em quadrinhos foram usadas como suporte para a divulgação e disseminação da prática do anti-Bullying nas escolas, propiciando a conscientização e o diálogo das consequências que são resultados dessa prática. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
This project presents the work carried out in the eighth grade of elementary school school E. E. Pauline Nunes de Moraes in the city of Barrie, with construction of small comic book about Bullying and Cyberbullying. Bullying is practiced by people who want to show superiority and that the next assault with intent to injure. Bullies, name given to those who practice Bullying, feel a great pleasure with aggression and can not imagine that these attitudes have serious emotional problems who receive ill- treatment. Cyberbullying is a new type of Bullying in which practitioners place offenses on the Internet, social networks like Facebook, Orkut and Twitter, sending messages by email or by text messages, also known as SMS or instant messenger. The intention of this work is the awareness of young people about Bullying and its consequences and by improving dialogue between the teacher-student in the resolution of these conflicts in the classroom. The comics were used as pedagogical, so that students could meet, discuss and prevent Bullying in their day to day. Thus, employees of the research made use of strips, in which the comics were used as support for the promotion and dissemination of anti-Bullying practice in schools, providing awareness and dialogue of the consequences that result from this practice.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2012. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons