Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5524
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JoseluciaAlvesdeSena.pdf357,16 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Como acontece a leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública no município de Carinhanha-BA
Autor(es): Sena, Joselucia Alves de
Orientador(es): Queiroz, Norma Lucia Neris de
Assunto: Ensino fundamental
Letramento
Leitura
Alfabetização
Data de apresentação: Abr-2013
Data de publicação: 2-Jul-2013
Referência: SENA, Joselucia Alves de. Como acontece a leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública no município de Carinhanha-BA. 2013. 44 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013.
Resumo: Este estudo tem como objetivo discutir a questão sobre como é feita a aquisição da leitura e escrita nas turmas de 2º e 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Carinhanha BA. Tendo como objetivo geral: investigar os processos de ensino e aprendizagem de leitura e escrita desenvolvidas pelos alunos do 2º e 3º dos anos iniciais do ensino fundamental, e como objetivos específicos: identificar o que os professores pensam sobre alfabetização e letramento, analisar os níveis da leitura e escrita desenvolvidas pelos alunos e entender como os professores despertam em seus alunos o gosto pela leitura e escrita. Para o referencial teórico utilizamos os seguintes autores: Cagliari (2007), Godoy (1995), Ludke (1986), Soares (2003,2011), Rios(2009). Quanto a metodologia utilizamos a pesquisa qualitativa com os instrumentos de coleta de dados: a entrevista semiestruturada com três professoras do 2º e 3º ano do ensino fundamental. Os resultados deste estudo indicam que apesar do desempenho das professoras em trabalhar com a leitura e escrita constantemente, os alunos ainda sentem muitas dificuldades de leitura e escrita, mesmo que as atividades realizadas na sala de aula sejam diversificadas para chamar mais atenção dos alunos, os mesmos ainda não conseguem realizá-las sozinhos. Concluímos que neste estudo foi possível compreender como o professor trabalha para que os alunos possam aprender a ler e escrever, identificando a dificuldade desses alunos na leitura e escrita.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons