Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5521
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_GabriellaNunesNeves.pdf229,31 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os impasses da alimentação saudável e o mal estar na atualidade
Autor(es): Neves, Gabriella Nunes
Orientador(es): Lazzarini, Eliana Rigotto
Assunto: Alimentação saudável
Hábitos alimentares
Obesidade
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 2-Jul-2013
Referência: NEVES, Gabriella Nunes. Os impasses da alimentação saudável e o mal estar na atualidade. 2013. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Teoria Psicanalítica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O objetivo do presente trabalho é analisar, à luz da Psicanálise, a instituição política e social da chamada “Alimentação Saudável” como forma de promoção de saúde e prevenção da obesidade. Questionamos se a criação de normas, regras e imposições alimentares não seria atuar na contenção e controle de pulsões sexuais primárias, provenientes da zona erógena oral e suas possíveis consequências. Desta forma pensamos ser possível discutir, a partir do texto de Freud, “O Mal estar na Civilização”, os impasses do sujeito contemporâneo em seu contexto alimentar. A “Cultura da Alimentação Saudável” encontra brechas para se impor e o sujeito precisa lidar com o impasse de seguir o que é dito como saudável e seguir seus prazeres.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Departamento de Psicologia Clínica, 2013.
Aparece na Coleção:Teoria Psicanalítica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons