Resumo: | A contribuição da Educação Física para emancipação social dos alunos pode ser promovida pela escola, a partir da proposta de cumprir sua função social de formação cidadã. Identifica-se a necessidade de que a Educação Física seja utilizada como uma das disciplinas que colabora na formação do aluno. Os alunos, que estão no Ensino Fundamental de 6º ao 9º, geralmente estão na adolescência, período em que as atividades físicas têm uma forte influencia na motivação do aluno. Portanto, cabe ao professor utilizar esse momento para trabalhar os aspectos formativos dos mesmos. Nessa faixa etária, o professor deve explorar tal recurso para trabalhar hábitos, valores, ética e formação cidadã. E preciso estar atento, pois estas não podem ser ações isoladas, toda a comunidade escolar deve estar envolvida no processo. A partir dessa concepção surgiu à necessidade de buscar no cotidiano do professor e do aluno identificar se realmente há esse compromisso por parte dos gestores, professores e alunos. O universo da pesquisa envolveu duas escolas (estudo comparativo). Os resultados apontam para o fato de que comprova-se que a Educação Física deve ultrapassar o aspecto didático-teórico-metodológico remetendo a abrangência dos aspectos formativos. Os resultados trazem aspectos significativos, dentre os quais destaca-se que 60% dos professores acreditam que as aulas de Educação Física devem deixar espaços para a discussão, promovendo, dessa forma valorização da opinião e autonomia dos alunos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT The contribution of physical education to social emancipation of students can be promoted by the school, from the proposal to fulfill its function of social citizenship. Identifies the need for that physical education is used as one of the disciplines that collaborate on student education. Students, who are in elementary school from 6th to 9th, are usually in adolescence, a period in which physical activity has a strong influence on student motivation. So it is up to the teacher to use this time to work formative aspects thereof. At this age, the teacher should exploit this feature to work habits, values, ethics and civic education. One must be aware that they can not be isolated actions, the entire school community should be involved in the process. Based on this concept arose the need to look in daily teacher and student identify whether there really is such a commitment on the part of managers, teachers and students. The research involved two schools (comparative study). The results point to the fact that it was proven that physical education must go beyond the didactic aspect- theoretical-methodological reference the scope of the formative aspects. The results provide significant aspects, among which highlights that 60% of teachers believe that physical education classes should leave spaces for discussion, promoting thus the valuation opinion and autonomy of students. |