Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5516
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RayBrunoMirandaSilva.pdf441,22 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Efeitos da prática de dança e futsal na Hipotensão Pós-Exercício (HPE) em pacientes com transtorno mental
Autor(es): Silva, Ray Bruno Miranda
Orientador(es): Ferreira Júnior, João Batista
Assunto: Dança
Futsal
Hipertensão arterial
Doenças mentais
Exercícios físicos
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 2-Jul-2013
Referência: SILVA, Ray Bruno Miranda. Efeitos da prática de dança e futsal na Hipotensão Pós-Exercício (HPE) em pacientes com transtorno mental. 2012. 44 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Santana do Ipanema-AL, 2012.
Resumo: Introdução: A hipertensão tem sido considerada um importante problema de saúde pública e é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares. Estudos envolvendo exercícios físicos aeróbios para hipertensos já estão bem estabelecidos. Entretanto, pouco se sabe sobre a utilização de dança e futsal nas variáveis hemodinâmicas de pacientes hipertensos. Objetivo: Com isso o intuito dessa pesquisa foi investigar qual prática promove melhor Hipotensão Pós-Exercício (HPE) em pessoas com transtornos mentais: futsal ou dança. Métodos: Foram avaliados 10 indivíduos (18 a 60 anos) hipertensos e com transtorno bipolar, controlados farmacologicamente e frequentadores do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS em Santana do Ipanema. Todos os participantes foram submetidos a três protocolos, um de futsal, outro de dança e um ultimo de repouso. Cada teste foi realizado com uma semana de intervalo. Ambas as práticas perduraram por 60 minutos cada, sendo as duas primeiras contado com atividades de alongamentos e aquecimento, somente no protocolo controle a amostra permaneceu em repouso. Resultados e Discussão: a prática da dança apresentou alterações significativas, chegando a reduzir a pressão em até 20 mmHg, enquanto que a prática do futsal permaneceu quase que constante, sem alterações. Este caso talvez se deva ao fato de a amostra ter como característica pessoas hiperativos e pelo fato da modalidade do futsal ter a competição como algo natural, em contrapartida a dança possui como característica o relaxamento, suavidade e a alegria. Conclusão: Os resultados sugerem que a prática de dança além de ser benéfica com a diminuição da pressão arterial, também atua como um agente modificador da realidade desta população, podendo contribuir para uma melhor qualidade de vida.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil - Pólo de Santana do Ipanema-AL, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons