Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/5513
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_EricaAraujoVasconcelos.pdf220,73 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O conto moderno em Oscarina, de Marques Rebelo
Autor(es): Vasconcelos, Érica Araújo
Orientador(es): Bergamo, Edvaldo
Assunto: Modernismo (Literatura)
Contos brasileiros
Literatura brasileira
Rebêlo, Marques, 1907-1973
Literatura e história
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 2-Jul-2013
Referência: VASCONCELOS, Érica Araújo. O conto moderno em Oscarina, de Marques Rebelo. 2012. 35 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O início do século XIX foi, no Brasil, um período de grandes transformações econômicas, sociais, culturais e políticas: as indústrias se expandiram, os centros urbanos cresceram, o espírito moderno se difundiu, a disputa pelo Poder se acirrou e culminou na Revolução de 1930, que conduziu Getúlio Vargas à Presidência. No campo literário, essa renovação se traduziu no surgimento do Modernismo, movimento que rompeu com o Academicismo, reinterpretou nosso país, nosso povo e nossa história e introduziu na cultura erudita o que até então era relegado ao esquecimento, por nos distanciar de nossos modelos culturais – os países desenvolvidos da Europa. Marques Rebelo, embora não propriamente Modernista, personificou o espírito moderno desde sua obra de estreia, Oscarina, lançada em 1931. Na coletânea de contos, constrói seu mundo imaginário inspirando-se no subúrbio carioca do início do século, profundamente conhecido pelo autor, e nos tipos humanos que o compõem. Já em Oscarina Rebelo expressa toda sua paixão pelo Rio de Janeiro, que o acompanha em toda a sua trajetória de escritor.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Licenciatura em Letras/Português, Monografia em Literatura, 2012.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons