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Título: Os desafios da inclusão escolar de estudantes com deficiência
Autor(es): Mendes, Rosimar Garcia
Orientador(es): Farias, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Estudantes com necessidades educativas especiais
Inclusão escolar
Educação inclusiva
Data de apresentação: Mar-2013
Data de publicação: 1-Jul-2013
Referência: MENDES, Rosimar Garcia. Os desafios da inclusão escolar de estudantes com deficiência. 2013. 49 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alexânia-GO, 2013.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo pesquisar quais são os desafios da inclusão escolar de alunos com deficiência em uma escola da rede municipal de Ensino no município de Alexânia-Go. Precisamos pensar nas necessidades de um estudante com deficiência e enxergá-lo como qualquer cidadão, com suas dificuldades sim, mas também com suas capacidades e direito à educação e a viver em sociedade, frequentando escolas como qualquer outra criança. Aceitar uma deficiência, seja qual for, é aceitar também suas diferenças. Para que isto ocorra é necessário ter uma resposta organizada para suas necessidades educacionais e isso deveria ser uma das competências da escola. O processo de inclusão visa a um ensino de qualidade para TODOS. Não só para aqueles que apresentam necessidades educacionais especiais, mas para todos. Mas percebemos, nesta pesquisa, que nós não estamos preparados para isso, visto que todos nós, em algum momento, já fomos excluídos de um grupo social. Se a Lei de Diretrizes (1996) garante esse direito, então, o professor que tiver, em sua sala de aula, alunos com necessidades educativas especiais deverá aos poucos romper com o modelo tradicional de educação, fazendo com que esses alunos não sejam rotulados e não se basear somente nos diagnósticos fechados e, sim, no que observa no cotidiano, respeitando as suas habilidades e individualidades, buscando caminhos que levem ao desenvolvimento dessas pessoas. ________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present study aimed to investigate what are the challenges of school inclusion of students with disabilities in a school in the municipal school in the city of Alexânia-Go. We need to think about the needs of a student with disabilities and see it as any citizen, with their difficulties, yes, but also with their ability and right to education and to live in society, attending school like any other child. Accept a disability, whatever, is also accepting their differences. For this to happen you must have an organized response to their educational needs and this should be one of the responsibilities of the school. The inclusion process aims at providing quality education to ALL. Not only for those present special educational needs, but for everyone. But realize this research that we are not prepared for it, since we all, at some point, we have already been excluded from a social group. If the Guidelines Law (1996) guarantees that right, then the teacher has in the classroom, students with special educational needs, will gradually break away from the traditional model of education, so that these students are not labeled and not based only on diagnoses closed, but as seen in everyday life, respecting their abilities and personalities, seeking paths that lead to the development of these people.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
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