Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5496
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AdrianaAparecidadeCastro.pdf1,18 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A realidade da capoeira nas escolas do município de Coromandel-MG
Autor(es): Castro, Adriana Aparecida de
Orientador(es): Dalmas, Leandro Casarin
Assunto: Capoeira
Educação física
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 1-Jul-2013
Referência: CASTRO, Adriana Aparecida de. A realidade da capoeira nas escolas do município de Coromandel-MG. 2012. 54 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Coromandel-MG, 2012.
Resumo: Introdução: A Educação Física Escolar é um componente curricular onde há inúmeras possibilidades de socialização, integração, desenvolvimento domínios cognitivos, motores, afetivos; é um espaço em que os alunos podem estender sua capacidade de criar, recriar, avaliar, experimentar, tomar decisões e relacionar-se, no entanto este espaço vem sendo descaracterizado para se tornar um espaço destinado a alunos que mostram boa atuação em determinados esportes, preparando equipes competitivas que representem a escola em diferentes locais. O PCN de Educação Física, motiva e valoriza a participação dos alunos em jogos, lutas e esportes dentro do contexto escolar, seja esta como forma de recreação ou competição. Tendo em vista tais considerações o objetivo deste estudo foi analisar a realidade da capoeira nas Escolas do Município de Coromandel, Minas Gerais. Método: Trata-se de um estudo de caso de natureza exploratória no qual foi aplicado um questionário a (7) sete professores, atuantes no município de Coromandel/MG, em escolas que tinham a Educação Física como componente curricular, foi aplicado também um questionário a 13 alunos de Terceiro ano do ensino médio de uma escola estadual. Para caracterização da amostra adotamos o método quanti-qualitativo. Resultados: A partir dessa pesquisa detectamos que os professores percebem a importância da capoeira no ambiente escolar, porém não a introduziram ainda nesse contexto, citando motivos como: falta de preparação, preconceito por parte dos pais, medo do desconhecido, e ainda por não terem espaço, materiais ou até mesmo afinidade com essa manifestação da cultura corporal. Em relação aos alunos a maioria demonstrou interesse em se ter capoeira nas aulas de educação física. Conclusão: A inclusão da capoeira nas aulas de Educação física vai depender dos objetivos da instituição e do próprio professor de Educação Física ao ter iniciativa de adequar o tema capoeira aos objetivos propostos no Projeto Político Pedagógico e buscar capacitação para a prática desta modalidade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil - Pólo Coromandel-MG, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons