Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/5494
Título: | Práticas de leitura nos espaços de uma escola municipal de Alexânia-GO |
Autor(es): | Atanazio, Leci Antonia |
Orientador(es): | Sousa, Luzia Costa de |
Assunto: | Bibliotecas escolares Interesses na leitura Alfabetização Letramento |
Data de apresentação: | Abr-2013 |
Data de publicação: | 1-Jul-2013 |
Referência: | ATANAZIO, Leci Antonia. Práticas de leitura nos espaços de uma escola municipal de Alexânia-GO. 2013. 51 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alexânia-GO, 2013. |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo geral analisar como a biblioteca escolar está sendo utilizada por alunos e professores da instituição em estudo, e como objetivos específicos: analisar qual sua influência no processo de alfabetização e letramento, e também, como está sendo desenvolvido o interesse dos alunos pela leitura. Portanto, o estudo buscou analisar qual é a importância de se ter uma biblioteca dinâmica na escola, qual sua contribuição para o processo de leitura e escrita, e construção de uma consciência leitora em alunos e professores. Para fundamentar a análise de dados, se utilizou diferentes autores que conceituaram os termos biblioteca, alfabetização, letramento, e discutiram a importância da mediação
do professor no aprendizado dos alunos, a fim de que, os mesmos possam criar
estratégias de compreensão autônoma, atendendo às demandas de práticas
letradas de seu cotidiano. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a experimental
de cunho qualitativo, a coleta de dados para o estudo utilizou-se de recursos
metodológicos como: observações do ambiente escolar, aplicação de questionário aos professores e realização de grupo focal com os alunos, após analisar os dados colhidos foi possível observar que houve uma mudança de comportamento dos sujeitos pesquisados, antes e após a implantação do uso de livros literários em sala de aula. Creio que este estudo foi pertinente ao analisar que mesmo com métodos simples, professores e alunos puderam melhorar a qualidade do processo de aprendizagem na escola. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons