Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5492
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AntoniaReginalvaSilvaMarques.pdf752,49 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental : análise do currículo e da prática pedagógica em Porto Nacional-TO
Autor(es): Marques, Antônia Reginalva da Silva
Orientador(es): Behmoiras, Daniel Cantanhede
Assunto: Educação física (Ensino fundamental)
Prática de ensino - educação física
Currículo escolar
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 1-Jul-2013
Referência: MARQUES, Antônia Reginalva da Silva. Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental: análise do currículo e da prática pedagógica em Porto Nacional-TO. 2012. viii, 69 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Porto Nacional-TO, 2012.
Resumo: O presente trabalho vem abordar questões referentes à Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental baseada em dados coletados em uma escola pública estadual, dando ênfase à análise da prática pedagógica de professores atuantes no quarto ano. Desta forma, averiguar a vigente proposta pedagógica almejada para o desenvolvimento da educação. Nesse sentido, o estudo visa analisar as diferenças e similaridades da prática pedagógica dos professores ministrantes das aulas de Educação Física nos anos iniciais nesta fase de ensino na cidade de Porto Nacional - TO. Percebendo as diferenças dos conteúdos e das praticas pedagógicas desenvolvidas no espaço escolar da rede pública por diferentes professores, observando as suas didáticas. Sendo está pesquisa de cunho social e de caráter qualitativo, utilizando-se de instrumentos como observação, entrevistas e questionário, análise documental fundamentado no estudo de caso que permite buscar respostas amplas e detalhadas que possam trazer esclarecimentos para o problema da pesquisa. Assim visando à obtenção de dados que foram descritos e analisados, conforme os objetivos traçados por essa pesquisa. Diante dos resultados obtidos verifica-se que os professores pesquisados pouco se apropriam dos documentos de apoio existentes na área como PPP, PCNs e Referencial Curricular que servem de embasamento para prática pedagógica, requerendo uma capacitação para subsidiar os quesitos norteados no currículo da Educação Física Escolar nos anos iniciais. Nessa lógica, é preciso que o educador esteja disposto a utilizá-los como ferramenta essencial para uma prática significativa priorizando o desenvolvimento do aluno. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present work address issues of physical education in the early years of elementary school based on data collected in a public school, emphasizing the analysis of pedagogic practice of teachers working in the fourth year. Thus, to determine the current pedagogical longed for the development of education. In this sense, the study aims to analyze the differences and similarities of the pedagogical practice of teachers ministering of physical education classes in the early years of teaching at this stage in the city of Porto Nacional - TO. Realizing the differences in content and pedagogical practices developed within the public school by different teachers, observing their teaching. Being is a social research and qualitative, using instruments such as observation, interviews and questionnaires, documentary analysis based on the case study that allows ample seek answers and detailed explanations that could bring to the research problem. Thus in order to obtain data that were described and analyzed, according to the goals set by this research. Based on these results it appears that the teachers surveyed somewhat appropriate the supporting documents in the area as PPP, NCP's and Curriculum Reference serving as a foundation for educational practice, requiring a capacity to subsidize questions guided the curriculum of physical education in the early years. In this logic, it is necessary that the teacher is willing to use them as an essential tool for a meaningful practice prioritizing the development of the student.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil - Pólo Porto Nacional-TO, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons