Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/5483
Título: | O ensino do esporte na educação física escolar : aspectos didático metodologicos no ensino fundamental |
Autor(es): | Torres, Ceila Soares dos Santos |
Orientador(es): | Behmoiras, Daniel Cantanhede |
Assunto: | Esportes e educação Educação física (Ensino fundamental) Prática de ensino - educação física |
Data de apresentação: | 2012 |
Data de publicação: | 1-Jul-2013 |
Referência: | TORRES, Ceila Soares dos Santos. O ensino do esporte na educação física escolar: aspectos didático metodologicos no ensino fundamental. 2012. x, 51 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Porto Nacional-TO, 2012. |
Resumo: | Sabendo que o esporte é um fenômeno social e atualmente é um conteúdo hegemônico nas aulas de Educação Física das escolas, percebe-se a necessidade de transformar as abordagens pedagógicas do esporte no contexto educacional. Nesse sentido, esse trabalho visa analisar de que forma os professores da escola trabalham pedagogicamente os aspectos didáticos e metodológicos do esporte nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental, investigando se o trabalho e o método que os professores utilizam em suas aulas contribuem para o processo de formação do desenvolvimento humano. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Henrique Tallone na cidade de Palmas, durante o período de julho a dezembro do ano de 2012. Foi desenvolvida em caráter de estudo de caso e como instrumento e coleta de dados utilizou-se da observação, da entrevista e da pesquisa documental. Dessa forma, para melhor entendimento desta pesquisa, houve a necessidade de se fazer o levantamento bibliográfico, onde se buscou entender a importância da Educação Física Escolar e compreender o esporte como prática social, abordou ainda sobre o esporte na Educação Física Escolar e por ultimo a metodologia e a didática do ensino do Esporte nas aulas de Educação Física. Após o levantamento de dados e a analise dos dados coletados, conclui-se que a metodologia utilizada para o ensino do esporte nas aulas de Educação Física da escola estudada por parte dos dois professores é bastante relacionada com a proposta Crítico-Superadora, sendo que procura adequar às práticas que os alunos já têm e o conhecimento que trazem de casa ou da rua, para modificar as regras do esporte, ampliando a cultura corporal e levando em conta também o interesse dos alunos e da escola. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Universidade Aberta do Brasil – Porto Nacional – TO, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons