Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5481
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_BrunoAndersonBatistaSilva.pdf907,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Custeio ABC no setor público : um estudo de caso sobre o sistema de custos do Banco Central do Brasil
Autor(es): Silva, Bruno Anderson Batista
Orientador(es): Serrano, André Luiz Marques
Assunto: Finanças públicas
Custeio baseado em atividades (ABC) (Contabilidade)
Contabilidade de custo
Data de apresentação: 20-Fev-2013
Data de publicação: 1-Jul-2013
Referência: SILVA, Bruno Anderson Batista. Custeio ABC no setor público: um estudo de caso sobre o sistema de custos do Banco Central do Brasil. 2013. 42 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Nos últimos anos, a administração pública vem passando por um processo de transformações com o intuito de absorver práticas do setor privado como eficiência, eficácia, efetividade, economicidade e transparência. Reconhecendo esse movimento o governo vem sistematicamente legislando no sentido de obrigar às organizações públicas a implantar um sistema de custos para conhecer os custos de seus produtos e serviços. O presente trabalho expõe a utilização de sistemas de custeio por organizações públicas, enfocando a implementação do activity-based costs (ABC) pelo Banco Central do Brasil (BCB). O estudo teve por objetivos entender o que é um sistema de custos e em que medida ele busca atender aos pressupostos de melhoria do controle e da gestão de custos. Foi utilizado o método qualitativo para a pesquisa, com base em pesquisa documental e bibliográfica, além de uma participação atuante no processo. Assim, foram identificadas as principais características do modelo de custos utilizado pelo BCB, bem como as principais dificuldades encontradas e lições aprendidas durante a execução do projeto.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons