Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5473
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AnaMariaPereira.pdf295,6 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A inclusão no ensino fundamental em uma escola multisseriada
Autor(es): Pereira, Ana Maria
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Inclusão escolar
Educação inclusiva
Estudantes com necessidades educativas especiais
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 28-Jun-2013
Referência: PEREIRA, Ana Maria. A inclusão no ensino fundamental em uma escola multisseriada. 2013. 45 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2013.
Resumo: O presente estudo teve como intenção investigar acerca do processo de inclusão numa escola rural multisseriada da rede municipal de Alexânia – Goiás. De início, foi feito um levantamento teórico sobre os aspectos históricos educacionais voltados para a Educação Inclusiva bem como seus avanços ao longo dos anos. Na sequência uma discussão sobre as Necessidades Educacionais Especiais – NEE – e uma abordagem sobre deficiências intelectuais e físicas. Para realizar a pesquisa foram realizadas entrevistas com a educanda N, a respectiva professora e a sua mãe. Os resultados obtidos mostram um descompasso entre família e escola na continuidade do processo de atendimento desenvolvido pela professora, a falta de discussões pedagógicas e de ações que deem embasamento ao trabalho da docente e também de cursos que a qualifiquem a atender a educanda em suas singularidades pedagógicas. Quanto ao modelo de políticas públicas aplicadas na Educação Inclusiva mostroua falta de uma estrutura na escola multisseriada onde há diversas séries em um mesmo espaço sem a diminuição de alunos de modo a atender a educanda com deficiência. Todos esses obstáculos impedem consideravelmente o desenvolvimentopleno da educanda, mostrando que a Educação Inclusiva, na zona rural, precisa ser repensada seriamente.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons