Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5472
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_IvaniBezerraPereira.pdf514,38 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação física adaptada a estudantes com necessidades educativas especiais
Autor(es): Pereira, Ivani Beserra
Orientador(es): Soares, José Manoel Montanha da Silveira
Assunto: Educação física para deficientes
Educação especial
Educação inclusiva
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 28-Jun-2013
Referência: PEREIRA, Ivani Beserra. Educação física adaptada a estudantes com necessidades educativas especiais. 2012. 67 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alto Paraíso-GO, 2012.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo realizar uma reflexão acerca da Educação Física Especial no ensino público regular, levando os profissionais da área a repensarem a EF como uma prática inclusiva. Para isso, procurei demonstrar que apesar da existência de legislação própria que trata do assunto, a EF ainda continua sendo conduzida de forma competitiva, excludente e seletiva para os Portadores de Necessidades Especiais matriculados na rede pública de ensino. Em contrapartida relata que, para desenvolver uma educação inclusiva e significativa, é necessária uma mudança de atitude nos segmentos que compõem a escola, principalmente do professor, que se mostra despreparado para atuar neste segmento sem comprometer o processo pedagógico em questão. Busquei entender a maneira como é entendida a educação destes sujeitos e a estruturação das práticas educativas cotidianas de uma escola regular visando o pleno atendimento de pessoas com necessidades especiais que permeiam o mesmo ambiente. Adiante relatamos as dificuldades encontradas pelo corpo docente para adequar os elementos didático/pedagógicos utilizados para o acompanhamento de tais alunos. Constatei que apesar do ambiente acolhedor da escola e do interesse e ações do corpo docente as atividades realizadas junto aos alunos são intervenções pedagógicas pouco inclusivas, proporcionado uma baixa integração dos PNE na realidade escolar. Vale ressaltar também que a valorização e formação dos professores será fundamental para alterar esse quadro preocupante.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Universidade Aberta do Brasil - Pólo Alto Paraíso - GO, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons