Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5461
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_TamiresFelipeAlcantara.pdf154,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Riobaldo e Diadorim sob o viés do mito do andrógino
Autor(es): Alcântara, Tamires Felipe
Orientador(es): Leal, Virgínia Maria Vasconcelos
Assunto: Literatura brasileira
Androginia (Psicologia)
Personagens literários
Rosa, João Guimarães, 1908-1967. Grande Sertão : Veredas
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 28-Jun-2013
Referência: ALCÂNTARA, Tamires Felipe. Riobaldo e Diadorim sob o viés do mito do andrógino. 2012. 34 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O presente estudo propõe uma leitura junguiana do relacionamento entre Riobaldo e Diadorim, personagens do romance Grande Sertão: Veredas, analisando-o pelo viés do mito do andrógino, a partir de uma ótica arquetípica. Considerando as evidências presentes na obra de Guimarães Rosa e relacionando-as ao mito do andrógino, o amor entre Riobaldo e Diadorim ganha um novo sentido, diverso da interpretação desse amor como um desejo homoerótico, apresentada em alguns estudos acadêmicos. Do ponto de vista deste estudo, o sentimento que há entre os dois personagens é fruto do coincidentia oppositorum, conceito formulado por Carl Jung que simboliza a síntese dos contrários.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Licenciatura em Letras Português, Monografia em Literatura, 2012.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons