Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/5460
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AdalberonSilvadosSantos.pdf3,17 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise das dificuldades na alfabetização e letramento na EJA em um colégio da Asa Norte- Brasília/DF
Autor(es): Santos, Adalberon Silva dos
Orientador(es): Ferreira, Nirce Barbosa Castro
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Alfabetização
Letramento
Distúrbios da aprendizagem
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 28-Jun-2013
Referência: SANTOS, Adalberon Silva dos. Análise das dificuldades na alfabetização e letramento na EJA em um colégio da Asa Norte - Brasília/DF. 2013. 81 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho aborda as dificuldades encontradas pelos alunos e professores na aprendizagem na educação de jovens e adultos na questão de alfabetização e letramento, destacando os anseios e dificuldades desses alunos na busca do aprendizado. A abordagem utilizada na pesquisa foi qualitativa, e como instrumento de pesquisa foi utilizado o questionário. Esta é uma modalidade de educação muito importante para a nossa sociedade, pois possibilita o resgate através de uma nova oportunidade, a diversos membros da nossa sociedade que por algum motivo precisaram abandonar seus estudos. A presente temática prende-se ao fato de analisar as dificuldades existentes neste segmento da educação, haja vista a sua importância na inclusão social, e a sua abrangência que é o resgate da cidadania, que este segmento da educação proporciona a esta parcela da sociedade. A pesquisa foi baseada em estudos bibliográficos e na pesquisa de campo, do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa, tendo como instrumentos à observação e entrevistas com professores e alunos. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This present work is current and relevant, on this account it addresses the difficulties faced by students and teachers in learning in the education of youth and adults in alphabetization and literacy issue, highlighting the anxieties and difficulties of these students in the pursuit of learning. The approach used in the research was qualitative, and as a research tool was used the questionnaire. This matter of education is very important for our society because it gives chance to the rescue by a new opportunity to many members of our society who for some reason had to abandon their studies. This theme is linked to the analysis of the exiting difficulties in this segment of education, considering its importance in social inclusion, and its scope is the redemption of citizenship, that this education´s segment provides to this portion of society. The research was based on bibliographic studies and field research was made by case study with a qualitative approach having as tools the observation and interviews with teachers and students.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons