Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5455
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ChafiaAbrao.pdf615,37 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Teletrabalho : vantagens e desvantagens na perspectiva de servidores do Instituto Serzdello Corrêa (ISC)
Autor(es): Abrão, Chafia
Orientador(es): Ferreira, Rodrigo Rezende
Assunto: Teletrabalho
Qualidade de vida no trabalho
Data de apresentação: 20-Fev-2013
Data de publicação: 28-Jun-2013
Referência: ABRÃO, Chafia. Teletrabalho: vantagens e desvantagens na perspectiva de servidores do Instituto Serzdello Corrêa (ISC). 2013. 55 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A pesquisa foi realizada com o objetivo de descrever as vantagens e desvantagens do teletrabalho segundo a visão de trabalhadores de uma organização pública brasileira. O século XX foi marcado por uma forte evolução dos modelos de produção e gestão do trabalho. Essa evolução significou, entre outras, a ampliação da atividade de trabalho para além do ambiente organizacional. Na perspectiva do indivíduo, houve maior flexibilidade no trabalho e integração social. Nesse contexto, surgiu o que é hoje conhecido como teletrabalho, que encontra sinônimos como trabalho em domicílio, trabalho à distância, home-office, entre outros. Por ser um tema pouco estudado no Brasil e de recente implementação na entidade campo de pesquisa, surgiu o interesse de estudá-lo, relacionando o tema às percepções de vantagens e desvantagens na perspectiva dos trabalhadores. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, realizadas com 4 servidores lotados no Instituto Serzedelo Corrêa (ISC), unidade do Tribunal de Contas da União (atualmente a instituição conta com um total de 6 servidores trabalhando em regime de teletrabalho). Os dados foram tratados por meio de técnica baseada em análise de conteúdo. As entrevistas foram realizadas em um período de quatro semanas, tendo em média duração de 32 minutos. Os resultados apontam para a percepção de vantagens e desvantagens para o indivíduo, dependendo da dimensão de vida: no geral, a percepção de qualidade de vida é mais positiva, estando relacionada a vantagens proporcionadas pelo teletrabalho; por outro lado, a carga de trabalho, por exemplo, parece ter aumentado após o teletrabalho. Os resultados são discutidos à luz do que a literatura aponta como vantagens e desvantagens do teletrabalho e, ao final, é proposta uma agenda de pesquisa.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons