Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5453
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_LucieneCristinaReccoEsperandio.pdf757,63 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A dança nas aulas de educação física : determinantes da ausência e/ou da presença nas escolas do município de Barretos-SP
Autor(es): Esperandio, Luciene Cristina Recco
Orientador(es): Silva, Margarete Zambeli da
Assunto: Dança na educação
Educação física
Professores de educação física - formação
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 28-Jun-2013
Referência: ESPERANDIO, Luciene Cristina Recco. A dança nas aulas de educação física: determinantes da ausência e/ou da presença nas escolas do município de Barretos-SP. 2012. viii, 48 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Barretos-SP, 2012.
Resumo: O presente estudo discorre sobre a presença ou não do conteúdo de dança nas aulas de Educação Física no município de Barretos. Por meio de estudos bibliográficos e pesquisa realizada com os professores de Educação Física, podemos notar que a dança vem sendo pouco trabalhada e descontextualizada dos conteúdos da disciplina de Educação Física, não sendo entendida como conteúdo das aulas de Educação Física, mas como uma atividade que pode ser realizada em festividades e outros eventos escolares. Assim, o texto interpreta a necessidade em se trabalhar a dança nas aulas de Educação Física por ser tão importante para o desenvolvimento do aluno, além de fazer parte do conteúdo de Educação Física. Buscamos com esse trabalho, através das análises das entrevistas e estudos realizados, obter resposta para identificação da ausência ou presença da dança nas aulas de Educação Física. Os resultados obtidos demonstraram que os profissionais de Educação Física pouco trabalham com o conteúdo de dança e por mais que se tem conhecimento da dança como componente curricular e especificamente como conteúdo da Educação Física, é pouco contemplada no ambiente escolar. Espera-se com esse trabalho, levar os profissionais de Educação Física e demais profissionais da área educacional, a novas ideias, reflexões da importância da presença do conteúdo de dança nos espaços escolares e principalmente nas aulas de Educação Física.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Universidade Aberta do Brasil, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons