Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5430
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JoseClaudiodaSilva.pdf1,04 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aspectos pedagógicos na evasão da educação de jovens e adultos
Autor(es): Silva, José Claudio da
Orientador(es): Melo, Lívia Veleda de Sousa e
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Evasão escolar
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 27-Jun-2013
Referência: SILVA, José Claudio da. Aspectos pedagógicos na evasão da educação de jovens e adultos. 2013. 79 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar os fatores causadores da evasão do aluno na Educação de Jovens e Adultos, e aqueles, que impactam na sua permanência do ponto de vista pedagógico. O estudo preocupou-se em evidenciar a importância da permanência do aluno Jovem e Adulto na escola e apontar estratégias para mudar essa realidade. E o que mais se preocupa de forma geral é como amenizar ou até mesmo erradicar a presente situação. Na pesquisa foi usado como instrumento, questionário aplicado para os alunos individualmente. É muito importante analisar atentamente os fatores que impactam nos alunos que frequentam a escola, pois Jovens e Adultos possui toda uma história e as levam para fora da instituição escolar. O aluno de Educação de Jovens e Adultos, pode já ter sido aluno e evadiu da escola, e agora sua história trouxe de volta para sala de aula. Os resultados dessa pesquisa apontaram como causa principal da evasão dos alunos da educação de Jovens e Adultos, a questão do trabalho agrícola, influenciado pela necessidade financeira. E no aspecto pedagógico: a prática de aulas monótonas e desmotivadas desfavoráveis aos alunos de Educação de Jovens e Adultos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia a Distância, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons