Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/5429
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_ErilenedaCostaAmorim.pdf339,09 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Conhecimento dos professores de educação física de academias de Palmas quanto aos métodos de treinamento de força
Autor(es): Amorim, Erilene da Costa
Orientador(es): Ferreira Júnior, João Batista
Assunto: Professores de educação física
Exercícios físicos
Musculação
Academias de ginástica
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 27-Jun-2013
Referência: AMORIM, Erilene da Costa. Conhecimento dos professores de educação física de academias de Palmas quanto aos métodos de treinamento de força. 2012. ix, 49 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Porto Nacional-TO, 2012.
Resumo: O objetivo do estudo foi analisar o conhecimento dos professores de Educação Física quanto aos métodos de treinamento de força, buscando conhecer os métodos prescritos para alunos em fase inicial e na progressão do treino relacionando-os com os métodos existentes na literatura. A pesquisa é do tipo estudo de caso, transversal, com característica de delineamento descritivo e observacional, realizada através da aplicação de questionários para identificação da titulação e identificação dos métodos conhecidos e utilizados pelos professores. Na coleta de dados foram utilizadas fichas contendo questionários que contemplam as indagações necessárias para o conhecimento objetivado nesta pesquisa. Em relação aos resultados do presente estudo, foi verificado que os professores pesquisados conhecem 40% dos métodos de treinamento de força existentes. Além disso, 50% dos métodos citados pelos professores não são encontradas na literatura, o que mostra que os participantes do estudo demonstram ter conhecimento dos métodos de treinamento de força existentes na literatura, porém em baixo percentual portanto, parece existir a necessidade de formação continuada após a graduação com vistas aumentar o conhecimento a cerca dos conteúdos abordados em sua formação, o que poderá contribuir com a melhora da qualidade profissional.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons