Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5420
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_CamilaSiebertAltavini.pdf110,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Trabalho de luto no filme “Brilho eterno de uma mente sem lembranças”
Autor(es): Altavini, Camila Siebert
Orientador(es): Lazzarini, Eliana Rigotto
Assunto: Narcisismo
Luto - aspectos psicológicos
Psicanálise e arte
Cinema - enredos, temas etc.
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 27-Jun-2013
Referência: ALTAVINI, Camila Siebert. Trabalho de luto no filme “Brilho eterno de uma mente sem lembranças”. 2013. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Teoria Psicanalítica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho trata de uma pesquisa bibliográfica e se propõe a estudar o trabalho de luto, o luto patológico e outros conceitos da psicanálise relacionados ao filme Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind, EUA, 2004, do diretor Michel Gondry), a partir do enredo principal na obra, à luz da teoria psicanalítica. Para isso a pesquisa apresenta a conceitualização de termos fundamentais para alcançar o objetivo proposto: narcisismo, luto e luto patológico, baseando-se em dicionários de psicanálise, e em Freud e autores psicanalíticos contemporâneos. O artigo tratará também de uma exploração e breve descrição acerca da trama do filme Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças. A partir de tal exploração e breve descrição do enredo, o artigo tratará de uma análise sobre a relação encontrada entre o trabalho de luto e o filme.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica, 2013.
Aparece na Coleção:Teoria Psicanalítica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons